A partir do final dos anos 1980, a globalização econômica influencia diretamente a esfera das trocas culturais, potencializando a reinvenção das rotas de criação e intercâmbio artístico. Com isso, abre-se espaço para redes baseadas em práticas e pesquisas capazes de inverter o fluxo de conhecimento, até então do Norte para o Sul. O foco Residências e Rotas Para Pesquisa Artística discute como as experiências de residência artística reverberam nas dinâmicas de colaboração entre agentes e instituições ligadas à arte, cultura e diversas esferas da sociedade.

 

Hospitalidade e políticas da mobilidade
10.11, 11h — Sesc Pompeia / Galpão

A crescente circulação de bens e capital humano promovida pela globalização anda pari passu com a reafirmação das diferenças e o fechamento das fronteiras. Em tempos de mobilidade ampliada e recrudescimento de disputas identitárias, o acolhimento se apresenta como ato político. Quais valores permeiam a hospitalidade? Como a pesquisa artística em deslocamento interfere nos espaços e agentes que lidam com a permeabilidade das fronteiras atuais?


Links relacionados:

- relato crítico
- cobertura do evento

- album de fotos


Sobre os participantes:

Aaron Cezar (Mamou, EUA, 1977) Dançarino e produtor cultural. Dirige a Delfina Foundation, dedicada ao intercâmbio cultural entre Reino Unido, Oriente Médio  e África.

Amilcar Packer (Santiago do Chile, 1974) Artista, sua prática desloca, subverte e recontextualiza objetos do cotidiano, arquitetura e o corpo humano em ações e registros. Participou da Bienal de Sydney (2004).

Annalee Davis (St. Michael, Barbados, 1963) Artista. Transitando da pintura e da gravura para a instalação, seu trabalho examina a transformação de seu país de lavoura de cana em destino turístico. 

Koyo Kouoh (Douala, Camarões, 1967) Curadora. Fundou e dirige o RAWMaterial Company, centro de arte em Dacar, Senegal. Curou exposições internacionais de arte africana contemporânea.

Mediação |