Ao longo de suas três décadas, o Videobrasil delineia novos contextos para a imagem em movimento, culminando na abertura do Festival para diversas linguagens artísticas, em 2011. O último foco contextualiza a trajetória do Festival em relação às histórias das exposições e aos movimentos da cena artística brasileira.

Enquanto o Videobrasil comemora três décadas, duas mostras em São Paulo revisitam marcos pioneiros da história do vídeo no Brasil. Aracy Amaral retoma no Sesc Pinheiros, ao lado de Roberto Moreira, seu projeto EXPOPROJEÇÃO (1973), primeiro levantamento da produção artística em audiovisual realizado no Brasil; e o MAC homenageia seu ex-diretor, o curador Walter Zanini (1925-2013), criador, em 1976, do primeiro núcleo de videoarte em um museu brasileiro, que tinha Cacilda Teixeira da Costa como uma das coordenadoras. A mesa lembra essas iniciativas à luz da evolução posterior do vídeo. Com Solange O. Farkas, Aracy Amaral, Roberto Moreira e Cacilda Teixeira da Costa / Mediação: Eduardo de Jesus

Aracy Amaral (São Paulo, Brasil, 1930) Crítica e curadora, foi diretora da Pinacoteca do Estado de São Paulo, do MAC/USP, curadora da 8ª Bienal do Mercosul e da Trienal do Chile.

Cacilda Teixeira da Costa (São Paulo, Brasil) Curadora e escritora, foi coordenadora de videoarte do MAC/USP e da 26ª Bienal de São Paulo.

Eduardo de Jesus (Belo Horizonte, Brasil, 1967) Curador e professor do programa de pós-graduação da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC-MG. Foi cocurador de Densidade Local, Festival Transitio-MX, Cidade do México (2008). Integrou a comissão curadora da mostra Panoramas do Sul.

Roberto Moreira (Belo Horizonte, Brasil, 1962) Curador, professor e produtor cultural, consultor do Itaú Cultural nas áreas de audiovisual e de filmes e vídeos de artistas.

Solange O. Farkas Fundadora da Associação Cultural Videobrasil e curadora- geral do 18º Festival. Foi diretora e curadora-chefe do Museu de Arte Moderna da Bahia de 2007 a 2010, e curadora convidada das bienais de Charjah (Emirados Árabes Unidos) e Cerveira (Portugal) em 2011.