O Programa de Residências Videobrasil é delineado a partir dos prêmios concedidos pelo Festival, pelo Videobrasil em Contexto e pela Temporada de Dança Videobrasil, promovendo conexões e intercâmbios entre artistas, instituições e comunidades no Brasil e no mundo. Por meio da distribuição de bolsas e comissionamentos, o Videobrasil pretende contribuir para o desenvolvimento de uma nova cartografia artística e cultural.

O Programa oferece possibilidades para que artistas do Sul Global saiam de seus contextos e enriqueçam suas práticas com o convívio e a troca com novos interlocutores, experimentando novas formas de se colocar no mundo e nos mais diferentes entornos. Graças à inserção da Associação em uma extensa rede de parcerias nacionais e internacionais, que passa por constantes atualizações, a atuação do programa já se estendeu pelos cinco continentes, aproximando os eixos Sul-Sul e Sul-Norte.

O Videobrasil teve atuação pioneira na promoção de intercâmbios artísticos desde a sua 7ª edição, em 1989. Acesse nossa página de publicações para conhecer o livro Em Residência: Rotas para a pesquisa artística em 30 anos de Videobrasil, que reúne relatos de mais de 30 artistas contemplados com prêmios de residências artísticas ao longo da história do Programa.

Caso deseje fazer parte da rede de residências do Videobrasil, escreva para residencias@videobrasil.org.br.


Para conhecer as instituições que, ao longo dos anos, colaboraram com o Programa de Residências Videobrasil, clique nos pontos do
mapa abaixo: