A PLATAFORMA:VB é uma ferramenta online para pesquisa e experimentação em arte. Como um laboratório de interações, seus pontos e vetores promovem um cruzamento de vozes de artistas, curadores, educadores e público, desenhando uma trama de conexões estabelecidas a partir de investigações multidisciplinares e polifônicas.

A plataforma explora e expande as relações entre os conteúdos gerados pelas ações do Videobrasil, como as obras que integram suas exposições e os trabalhos reunidos em seu acervo – uma das mais completas coleções de vídeo e registro de performance do Sul geopolítico, com cerca de 3000 títulos colecionados em 30 anos. A partir de contribuições de autores diversos e em formatos múltiplos – textos, imagens, obras, links –, a PLATAFORMA:VB revela o universo dos processos, contextos e referências em torno das obras e conteúdos do Videobrasil, evidenciando suas conexões com disciplinas para além das artes visuais, como política, história e sociologia.

Ainda que heterogêneas, as ações do Videobrasil se alinham na mesma direção: criar um acervo de arte contemporânea relevante, vivo e em constante diálogo com as questões atuais da arte e do mundo. A PLATAFORMA:VB opera conectando essas ações e gerando novas formas de explorar os conteúdos que elas criam e/ou agregam. Ela pode ser usada como dispositivo para pesquisa e curadoria e para fins educacionais, contribuindo com a criação de novas estruturas de mediação dedicadas à produção artística contemporânea. Rede de acesso coletivo, esta plataforma convida ainda à navegação despretensiosa e está aberta a experimentações que deem novos sentidos a seus conteúdos.


Acesse a PLATAFORMA:VB


* Não recomendamos o uso do browser Internet Explorer para navegação na PLATAFORMA:VB