A Associação Cultural Videobrasil em parceria com o Sesc São Paulo e o Goethe Institut apresentou o Painel Público da primeira edição realizada em São Paulo do workshop Summer Conversations, uma prévia do Johannesburg Workshop in Theory and Criticism, think tank sul-africano que trata de problemas globais considerando a posição dos países do Sul, realizado em parceria com a Universidade de Witwatersrand (África do Sul), Universidade Johns Hopkins (EUA) e o Instituto de Pesquisa em Humanidades da Universidade da Califórnia. Partindo de duas premissas principais – “É possível vislumbrar uma sociedade em que a raça não seja um fator predominante?” e “Que desafios enfrentamos para que cheguemos a essa visão e como ela seria?” – a discussão foi realizada a partir de dois dias de debates e reuniões na sede do Goethe Institut que contou com a participação de artistas e intelectuais do Brasil, África do Sul e Estados Unidos.  O debate, realizado no Galpão do Sesc Pompeia, onde acontece a exposição 30 Anos, do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, contou com a participação de Joel Zito Araújo, Marina de Mello e Souza, David Goldberg, Danai Mupotsa e Nadia Fadil. O debate teve mediação de Kelly Gillespie.

Joel Zito Araújo (Nanuque, Brasil, 1954) é cineasta, escritor e professor.  É doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (Brasil). Concluiu pós-doutorado na Universidade do Texas – Austin (Estados Unidos), onde também foi professor convidado entre 2001 e 2002. Investiga as relações entre mídia e racismo.  

Marina de Mello e Souza (São Paulo, Brasil, 1957) é historiadora e professora da Universidade de São Paulo (Brasil). Tem como temas de pesquisa a história da África pré-colonial, a cultura afro-brasileira e o catolicismo negro.

David Theo Goldberg (África do Sul, 1952) é professor de literatura comparada, antropologia e criminologia na Universidade da Califónia - Irvine (Estados Unidos), onde também é diretor do Humanities Research Institute. Tem como principais focos de interesse as noções de raça e racismo, teoria crítica e as humanidades digitais.

Danai Mupotsa é pesquisadora na Universidade de Witwatersrand (África do Sul).

Nadia Fadil (Antuérpia, Bélgica, 1978) é socióloga e antropóloga. Pesquisa a intersecção entre religião, subjetividade e secularismo, tendo o Islã na Europa como principal foco de interesse. É professora-assistente da Universidade Católica de Leuven (Bélgica).

Kelly Gillespie (Cidade do Cabo, 1976) é organizadora do Johannesburg Workshop in Theory and Criticism. É pesquisadora e conferencista no departamento de Antropologia da Universidade de Witwatersrand (África do Sul). Suas pesquisas incluem antropologia forense, história da África do Sul, raça e sexualidade.