Mesa dos Seminários da 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Comunidades Imaginadas, realizados no Sesc 24 de Maio (São Paulo) em outubro e novembro de 2019.

Debatedoras:

MARIANA CAVALCANTI — Professora-adjunta do Departamento de Estudos Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pesquisa cidades. Coordenadora do Grupo Casa, de estudos sobre moradia e cidade, codirigiu o documentário Favela fabril (2012) e coeditou a coletânea Occupy All Streets: Olympic urbanism and contested futures in Rio de Janeiro (Terreform, 2016).

CARMEN SILVA FERREIRA — Coordenadora do Movimento dos Sem-Teto do Centro (MSTC) e líder de várias ocupações no centro da cidade de São Paulo, entre elas a Ocupação 9 de Julho. CARLA CAFFÉ — Trabalha com cinema, arte, ilustração e design gráfico. Professora de desenho da Escola da Cidade, São Paulo, é autora do livro Era o hotel Cambridge – arquitetura, cinema e educação (Edições Sesc, 2017) e do livro de artista A(e)rea Paulista (Galeria Vermelho, 2011). Como diretora de arte, trabalhou em filmes como Central do Brasil (1998).

Mediadora:

MARILIA LOUREIRO — Curadora da Casa do Povo, em São Paulo, desde 2017, trabalhou no Museu de Arte Moderna de São Paulo, no Masp e na 33a Bienal de São Paulo (2018), e colaborou com espaços de arte independentes como Lugar a Dudas (Cali, Colômbia), Capacete (Rio de Janeiro) e Ateliê397 e Pivô (São Paulo).