A embaixadora Irene Vida Gala fala sobre a história e a cultura do Mali, país da África Ocidental com presença marcante no Acervo Histórico Videobrasil. Retomando feitos e características do Império do Mali, ela comenta o vídeo "Faraw ka taama" (A viagem das pedras), de Seydou Cissé, e a série de fotografias da série Djingareyber, de Tiécoura N'Daou.

Irene Vida Gala é embaixadora e tem 35 anos de carreira diplomática. Formada em Direito pela USP, concluiu o Instituto Rio Branco em 1986 e serviu nas Embaixadas do Brasil em Lisboa, Luanda e Pretória, além da Missão do Brasil na ONU e no Consulado Geral do Brasil em Roma. No Itamaraty, em Brasília, foi chefe da Divisão de África Meridional.

Foi Embaixadora do Brasil em Acra, Gana, até fevereiro de 2017. Atualmente está lotada no escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores, em São Paulo. Sua carreira está estreitamente associada a postos, missões e visitas no continente africano, tendo cumprido missões temporárias nas Embaixadas do Brasil em Bissau, Dacar, Maputo e Lusaca, entre outras.

É mestre em Relações Internacionais pela UnB com a tese “Pensamento africano em Relações Internacionais”, e no curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco apresentou a tese “Política externa do governo Lula para a África: a política externa como instrumento de ação afirmativa, ainda que não só”. Tem realizado várias palestras versando sobre temas relativos às relações Brasil-África e sua vinculação ao tema do racismo no Brasil.