O 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil realiza dentro de sua programação sessões especiais do segundo longa-metragem do artista Eder Santos, Deserto Azul. O filme é uma ficção científica rodada em Brasília e no deserto do Atacama, no Chile, com alusões ao modernismo e à arte contemporânea.

No longa, em um futuro árido e desumanizado, um homem é atormentado por intuições e sonhos recorrentes com símbolos e um deserto. Ao partir em busca de respostas para suas inquietações, recebe revelações, conhece sua alma gêmea e tenta chegar ao lugar de transcendência descrito pelo título do filme. O elenco tem Odilon Esteves, Maria Luiza Mendonça, Ângelo Antônio e Chico Diaz. A fotografia de Deserto Azul foi dividida entre Pedro Farkas (A Ostra e o Vento, Um Copo de Cólera, Inocência, Os Desafinados e A Marvada Carne) e Stefan Ciupek, especialista em pós-produção digital que trabalhou nas produções internacionais 127 horas, Anticristo e no ganhador do Oscar, Quem quer ser um milionário?. A trilha sonora é assinada por Fernanda Takai (Pato Fu) e obras de 11 artistas plásticos de destaque no universo das artes visuais, como Adriana Varejão, Carlito Carvalhosa, Nydia Negromonte, Rita Meyers, e do próprio Eder Santos, compõem os cenários do filme.

Eder Santos nasceu em Belo Horizonte, onde vive e trabalha. Artista representativo da história do Festival Sesc_Videobrasil, Santos é autor de uma densa obra em vídeo e instalação, tendo participado e sido premiado em diversas edições do Panoramas do Sul. Seu primeiro longa-metragem, Enredando as Pessoas (1995), foi premiado em festivais de cinema em Havana, Cuba, e Suíça em 2006. Participou da mostra Exit, na Chisenhale Gallery, em Londres (2000). Sua exposição individual Suspensão e Fluidez foi montada na ARCO de Madri (Espanha, 2009), e em Roteiro Amarrado no Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro (2010), ambas com curadoria de Solange Farkas. Seus vídeos integram acervos de instituições como o MoMA de Nova York e o Centre Georges Pompidou, em Paris, e são distribuídos internacionalmente pela Electronic Arts Intermix (Nova York) e pela London Electronic Arts (Londres).

A exibição de Deserto Azul em São Paulo é significativa de uma dinâmica acompanhada
e refletida nesta edição. Eder Santos, que participou de 17 das 18 edições do Festival, tem uma produção artística marcada por obras em vídeo e instalação – que o identifica com o campo das artes visuais –, mas realiza inevitáveis aproximações com o cinema – assim como os 22 artistas que participam do programa de vídeo da mostra competitiva Panoramas do Sul deste ano. Por isso, serão exibidos na sala escura do CineSesc, e não no espaço expositivo do Pompeia.


Exibição para convidados do Festival
: 6 NOV | 20h45 | CineSesc | Rua Augusta, 2075, Cerqueira César