• 
	Francis Alÿs, Don't cross the bridge before you get to the river (2009)

    Francis Alÿs, Don't cross the bridge before you get to the river (2009)

  • 
	vista da exposição Fabíola, de Francis Alÿs - Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2013

    vista da exposição Fabíola, de Francis Alÿs - Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2013

Francis Alÿs no Museum of Contemporary Art Tokyo

A+ a-
postado em 29/06/2013
Gibraltar Focus é a primeira individual do artista no Japão. Alÿs também está em mostra na Pinacoteca do Estado de São Paulo até o dia 7.7

Francis Alÿs, artista belga radicado desde 1986 na Cidade do México, apresenta a partir de 29.6 sua primeira mostra individual no Japão - Gibraltar Focus - levando ao Museum of Contemporary Art Tokyo o maior trabalho empreendido pelo artista nos últimos anos.

A obra central da mostra é Don't cross the bridge before you get to the river, ação na qual Alÿs convidou crianças marroquinas e espanholas, separadas pelo Estreito de Gibraltar, a avançarem ao mar em direção umas às outras portando consigo barcos de brinquedo (feitos de chinelos), formando uma ponte imaginária entre os continentes. “O Estreito pareceu ser o local ideal para ilustrar a contradição de nossos tempos: como promover uma economia global, ao mesmo tempo limitando o fluxo global de pessoas entre os continentes?”, indaga Alÿs. Por meio de um filme documentando a ação, aproximadamente cem pinturas e desenhos, instalações, fotografias, esculturas e textos, o artista mescla realidade e ficção ao estilo que vem traçando nos últimos anos.

 

Serviço

Francis Alÿs: Gibraltar Focus
Curadoria: Kazuhiko Yoshizaki
29.6 a 8.9
Museum of Contemporary Art Tokyo
Tóquio, Japão
www.mot-art-museum.jp

 

O público de São Paulo ainda pode conferir na Pinacoteca a exposição Fabíola, individual de Francis Alÿs composta por quatrocentas imagens de Santa Fabiola baseadas no retrato realizado pelo artista Frances Jean-Jacques Henner. Encontrados por Alÿs em mercados populares, antiquários e coleções particulares em toda a Europa e Américas, os retratos que compõem a mostra problematizam tópicos como autoria, iconografia, originalidade e colecionismo.

 

Serviço:

Fabíola
4.4 a 7.7
Pinacoteca do Estado de São Paulo
http://www.pinacoteca.org.br

 

Veja também: Caderno Sesc_Videobrasil 8: Pertença, com textos de Cao Guimarães, Christian Pierre Kasper, Emily Jacir, Francis Alÿs, Jimmie Durham, Laymert Garcia dos Santos, Paula Trope, Paulo Nazareth, Regina Parra. Curadoria de Moacir dos Anjos.