Cidadela da liberdade

A+ a-
postado em 27/09/2013
Conheça o Sesc Pompeia, sede do Festival há mais de 20 anos

Sede do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil desde 1992, o Sesc Pompeia não é apenas um centro de convivência social e fruição artística, mas é também um marco arquitetônico da cidade de São Paulo. Ocupada pelo Sesc - Serviço Social do Comércio desde o início da década de 70, o local abrigava originalmente uma fábrica de tambores matálicos.

Aberto 1982 como centro cultural, teve suas três décadas de revitalização - e apropriação pública - celebradas em mostra e livro produzidos pelo Sesc. O projeto que repaginou o espaço, de autoria da arquiteta Lina Bo Bardi, impressiona pelo modo como une apuro formal e organicidade, arrojo e adequação à presença humana.

Em 2013, momento em que o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil celebra seus 30 anos, o local abriga dois segmentos importantes do evento: no galpão situado próximo à entrada do conjunto esportivo, uma grande instalação intitulada 30 Anos resgata essa memória; e no segundo andar do conjunto esportivo, a mostra competitiva Panoramas do Sul apresenta destaques da produção artística contemporânea do Sul geopolítico do mundo.

Conheça mais sobre a história do local e as celebrações promovidas pelo Sesc em matérias publicadas no portal da instituição.

E saiba mais também sobre o 18º Festival, em cartaz de 6 de novembro de 2013 a 2 de fevereiro de 2014.