Dor Guez e CPA

A+ a-
postado em 16/10/2013
Convocatória para a comunidade cristã palestina em São Paulo

Por ocasião da participação de Dor Guez no 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, está aberta a membros da comunidade cristã palestina em São Paulo a participação em um projeto do artista, dividindo suas memórias pessoais e familiares por meio do empréstimo de fotografias, documentos e materiais de arquivo.

Conheça o projeto

O Arquivo Cristão Palestino (CPA, na sigla em inglês) é uma coleção crescente de documentos de arquivo digitalizados a partir da primeira metade do século 20, registrando histórias pessoais da comunidade cristã palestina no mundo todo. O CPA foi fundado em 2009 e hoje inclui milhares de arquivos de imagens históricas. Trata-se do único arquivo dedicado aos cristãos palestinos. Ao contrário de outros arquivos, o CPA não se dedica à reconstrução ou à preservação e todas as fotografias "originais" são enviadas aos seus proprietários após terem sido digitalizadas e incluídas no arquivo.

Durante os últimos 5 anos, o CPA foi criado por indivíduos para a comunidade. Famílias da diáspora palestina contribuem para o arquivo diariamente com representações de seus álbuns de família. Ao contrário dos arquivos estatais, o projeto CPA não se baseia em coleções de fotógrafos profissionais, e sim numa ampla gama de fotógrafos profissionais e “amadores” juntos. Sendo assim, o arquivo inclui arquivos digitalizados de cartões postais, fotografias profissionais feitas em estúdio, fotos de casamento, fotos de passaporte, mapas e mais.

* Para entrar em contato com o CPA, os participantes deverão enviar um email para: christianpalestinianarchive@gmail.com

A agenda exata será definida com os participantes durante o período no qual o arquivo visitará São Paulo. Todos os originais dos materiais fornecidos ao projeto CPA on-line ficarão com a pessoa que os forneceu. Em breve, será anunciado um encontro público no qual o artista apresentará o projeto.

Sobre o artista

Dor Guez (nascido em Jerusalém) é artista e fundador do CPA. Ele é professor adjunto de Arquivos e Orientalismo no Departamento de História e Teoria da Academia de Arte Bezalel, em Jerusalém, e pesquisador em arquivos estatais junto à Universidade de Tel Aviv. Guez recebeu a Orgler Scholarship, uma bolsa acadêmica por excelência para PhDs em Artes, da Universidade de Tel Aviv; o Prêmio Perlmutter para Artistas Visitantes concedido pelo Rose Art Museum da Universidade Brandeis; a Residência para Artista Internacional do Artpace, San Antonio; e a Bolsa de Excelência da Universidade de Tel Aviv.  Os projetos de Guez relacionados ao CPA envolvem a redação de textos sobre o arquivo, exposições de arte (no KW Institute for Contemporary Art, em Berlim; no Museu de Arte de Tel Aviv; Beursschouwburg Art Center, em Bruxelas; na 12ª Bienal de Istambul; na 3ª Bienal Internacional de Moscou; no Rose Art Museum, em Boston; The Mosaic Rooms, em Londres; Artpace, em San Antonio; no Palais de Tokyo, em Paris; na Biennale Benin, entre outras), bem como convocatórias para participação no arquivo.

Conheça a obra de Dor Guez que participa do 18o Festival, relacionada com o projeto CPA.