• Coverman, de Alexandre da Cunha

    Coverman, de Alexandre da Cunha

Semana de performances

A+ a-
postado em 18/11/2013
Programação desta semana é marcada por ações de Chelpa Ferro, Alexandre da Cunha, Cão e Luiz de Abreu

Nesta semana, a programação do 18º Festival está repleta de ações performáticas. Além das reapresentações dos trabalhos de Luiz de Abreu e do coletivo Cão, duas performances históricas que marcaram a trajetória do Festival serão novamente encenadas no Galpão do Sesc Pompeia, integrando a curadoria da mostra 30 Anos: Reboot, do coletivo Chelpa Ferro, e Coverman, do artista Alexandre da Cunha.

Em ocasião do Dia da Consciência Negra, Luiz de Abreu encenará em 20.11 a performance O Samba do Crioulo Doido, vencedora do Grande Prêmio da mostra competitiva Panoramas do Sul. Por meio da dança, o artista desconstrói os estereótipos raciais e de gênero que incidem no corpo negro em uma ação impactante (saiba mais sobre esta e outras obras premiadas nesta edição do Festival).

O grupo paulista Cão, formado por Bruno Palazzo, Dora Longo Bahia, Maurício Ianês e Ricardo Carioba, realiza uma segunda apresentação musical na noite de sexta feira. Em uma atmosfera densa e soturna, e uma paisagem em negro sobre negro, o Cão cria sons distorcidos que trazem influência do rock industrial, da música eletrônica e do noise. O ambiente visual é construído com fumaça, luz estroboscópica e projeção de imagens e vídeos.

Reboot, do grupo multimídia Chelpa Ferro, é a reencenação de O Gabinete de Chico (assista no Canal VB), performance musical originalmente apresentada no 12º Festival Videobrasil Internacional de Arte Eletrônica. Combinando instrumentos musicais tradicionais (como guitarra, baixo e teclados) a objetos tão inusitados quanto amoladores de faca, mesas de pebolim, bexigas e campainhas, o grupo utiliza o produto sonoro gerado como input na edição e processamento de imagens em tempo real.

Em Coverman, Alexandre da Cunha seleciona um colaborador para ser submetido a uma sessão de movimentos similares a tratamentos e intervenções, como massagens, enfaixamento e autópsia, em analogia a manuais de primeiros-socorros. O colaborador-cobaia é constantemente fotografado no processo, enquanto é projetado um vídeo que detalha e amplia os procedimentos empregados pelo artista. Esta é a reedição da performance homônima apresentada originalmente em 2001 (assista no Canal VB) durante o 13º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil.

Após a apresentação de Coverman, Alexandre da Cunha, ao lado de Fernando Oliva, participará do encontro Performance: ato, reedição e registro, onde discutirá as diferentes temporalidades que atravessam a prática performática, em atividade que integra os Programas Públicos do 18º Festival.


Serviço:

20 NOV, quarta
17h, Sesc Pompeia, Galpão: O samba do crioulo doido, Luiz de Abreu (classificação: 16 anos) / Panoramas do Sul

21 NOV, quinta
20h, Sesc Pompeia, Galpão: Reboot, Chelpa Ferro / 30 anos

22 NOV, sexta
20h, Sesc Pompeia, Galpão: Sem título, Cão / Panoramas do Sul

23 NOV, sábado
17h, Sesc Pompeia, Galpão: Coverman, Alexandre da Cunha / 30 anos
18h, Sesc Pompeia, Galpão: Performance: ato, reedição e registro / Programas Públicos


Como chegar:

Sesc Pompeia: Rua Clélia, 93 – Pompeia, São Paulo SP
Tel: +11 3871-7700 | facebook.com/sescpompeia
Visitação: de terça a sábado, das 9 às 22h | Domingos e feriado, das 9 às 20 h
Metrô: Linha 3 (Vermelha) - Barra Funda
CPTM: Linha 7 - Água Branca
Ônibus: Terminal Lapa (8000-10) | Terminal Lapa (875H-10) | Jd. Pery Alto (177X-10)
Veja a localização no Google Maps