VIDEOBRASIL NO MENA - Ali Cherri

A+ a-
postado em 21/03/2014
Aliando questões políticas com seu universo íntimo de memórias, o artista ganhou o prêmio de Residência Res Artis, no A-I-R Laboratory, na Polônia, em abril deste ano

Em depoimento dado ao Canal VB durante a semana de abertura da última edição do Festival, Cherri fala sobre Pipe Dreams e também sobre guerra, violência e infância.



Outro libanês que articula questões políticas com seu universo íntimo e memórias é Ali Cherri. Guerra, opressão política, morte e ausência são temas recorrentes em seus trabalhos, criados em diferentes linguagens - como vídeo e performance. Ali Cherri participou de três edições da mostra competitiva Panoramas do Sul do Festival (15ª, em 2005; 17ª, em 2011; e na 18ª, 2013-14). Foi premiado em duas delas: na 15a edição do Festival apresentou Un Cercle Autour du Soleil, uma reflexão sobre a fragilidade numa Beirute cada vez mais bombardeada, trabalho com o qual venceu o Prêmio FAAP de Artes Digitais. Já na última edição do Festival, Ali foi premiado com a obra Pipe Dreams, com a qual ganhou o prêmio de Residência Res Artis , no A-I-R Laboratory, na Polônia, com início confirmado para abril deste ano.

Na videoinstalação Pipe Dreams (Quimeras), Cherri parte de transmissões televisivas retratando o diálogo entre um astronauta  sírio e o falecido presidente deste país para provocar reflexões sobre o modo como regimes autoritários protegem as representações de seu poder. A obra fará parte das Itinerâncias do Festival em 2014 e 2015 - as primeiras, com duas exposições confirmadas no Sesc São Carlos e Sesc Campinas, entre maio e outubro deste ano.

Em seu depoimento à PLATAFORMA:VB, Ali Cherri explica o processo de criação de Pipe Dreams. De uma notícia de jornal sobre o cosmonauta sírio de quem ele nunca ouvira falar, em 2010, até  o início da revolta síria em 2011, o artista conta que começou a coletar imagens colocadas no Youtube pelos revoltosos, interessado em comparar as imagens dos manifestantes com aquelas que haviam sido produzidas pelo regime. "Em Pipe Dreams, coloquei um arquivo oficial ao lado das imagens do Youtube. Esse dispositivo questiona a autoridade das imagens de arquivo em contraste com imagens feitas por amadores", conta Cherri.

Recentemente, Ali Cherri foi premiado com uma bolsa de residência artística pela Sharjah Art Foundation, nos Emirados Árabes Unidos, e eleito melhor diretor de curta-metragem no Dubai International Film Festival, por The Disquiet (2013). Seus trabalhos já foram apresentados no Centro Georges Pompidou (Paris), Delfina Foundation e Tate Modern (Londres) e HomeWorks (Beirute).

Acesse o PONTO sobre a obra Pipe Dreams na PLATAFORMA:VB para saber mais sobre seu processo de criação e veja também entrevista do artista ao MOMA, em que ele fala sobre a relação entre documentário e subjetividade.



Acompanhe o Especial Videobrasil no MENA
Ao longo desta semana, o site do Videobrasil vai dar destaque a outros artistas desta região que participaram da mostra competitiva Panoramas do Sul. Aguarde!