VIDEOBRASIL NO MENA - Nurit Sharett

A+ a-
postado em 21/03/2014
Nurit Sharett parte de vivências ou experiências pessoais para abordar questões como identidade nacional, etnicidade, alteridade e gênero, sempre de forma política.

Nurit Sharet dá depoimento ao Canal VB, onde comenta sua obra premiada no 18º Festival.


O impacto de conflitos militares e a opressão do Estado na vida cotidiana também estão presentes em obras vindas de Israel. Apesar do marcante viés político, os vídeos de Nurit Sharett partem de vivências ou relatos de experiências pessoais - dela e de outra mulheres moradoras da região que forma a Palestina e Israel. Trabalhando principalmente com vídeo, a artista aborda questões como identidade nacional, etnicidade, alteridade e gênero, sempre de forma política.

Em The Sun Glows Over the Mountains, a infância da artista e a filosofia política de seu avô, ex-ministro de Relações Exteriores de Israel, juntam-se para  ligar uma história familiar à história da nação. Com este trabalho, Nurit foi selecionada para a mostra competitiva do 18º Festival e venceu o prêmio de residência da China Art Foundation na Red Gate Gallery, na China. Já H2 (selecionado para a mostra competitiva do 17º Festival) é uma obra cujo olhar parte do ponto de vista feminino sobre a vida das mulheres em Hebron, cidade da Cisjordânia, controlada tanto pela Autoridade Nacional Palestina, quanto pelo governo israelense. 

Suas obras foram exibidas também no Centro Israelense de Arte Digital, Holon (2012) e na Casa de Cultura de Israel em São Paulo (2011). Foi premiada pelo Ministério da Cultura e Esportes de Israel, venceu o prêmio Alter-Native 12 International Short Film Festival, em Targu-Mures, na Romênia, e o prêmio EuromedCafe, "Another look", do Short Film Contest, Rome, Italy.


Acompanhe o Especial Videobrasil no MENA
Ao longo desta semana, o site do Videobrasil vai dar destaque a outros artistas desta região que participaram da mostra competitiva Panoramas do Sul. Aguarde!