VIDEOBRASIL NO MENA - Aya Eliav

A+ a-
postado em 26/03/2014
Pintora e performer israelense aborda em sua obra questões sobre corpo e fronteiras


A pintora e performer Aya Eliav, de Israel, aborda em muitas de suas obras questões sobre o corpo e sobre fronteiras. Mas, em suas duas participações no Videobrasil apresentou trabalhos ligados à crítica da representação artística e às relações interpessoais mediadas pelas novas tecnologias. Art Idol, performance em parceira com o conterrâneo Ofir Feldman, apresentada na 17a edição do Festival, é uma paródia de reality shows nos moldes do American Idol. Também é uma reflexão sobre a relevância da performance no contexto do sistema de arte e uma crítica a esse próprio sistema. Em Art Idol, num fictício programa de auditório transmitido ao vivo, com plateia e jurados, Aya e Ofir reencenam AAA AAA, de Marina Abramovic e Ulay (1978); Open my Glade (Flatten), de Pipilotti Rist (2000); Le Baiser de L'Artiste, de Orlan (1977) e Cut Piece, de Yoko Ono (1965).

Na última edição do Festival, Aya também participou da mostra competitiva com o intimista The Day You Arrived to Buenos Aires - desta vez em parceira com o argentino Iván Marino. Na obra em vídeo, imagens gravadas no cotidiano e conversas via skipe ajudam a narrar o dia a dia do casal, que espera seu primeiro filho.

Ano passado, Aya teve obras exibidas no The Barbican Institute, Londres, e no Museu de Arte de Haifa, em Israel. Também participou da Beijing Contemporary Art Biennial (2010). Vive e trabalha em Tel Aviv, Israel.