• Motherland, de Sherman Ong

    Motherland, de Sherman Ong

Histórias individuais e compartilhadas

A+ a-
postado em 02/05/2014
Plataforma:VB disponibiliza mapeamento da fundadora do The Global Art Project sobre cinco obras do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil

A curadora Selene Wendt escreveu especialmente para a Plataforma:VB um mapeamento sobre a intricada relação entre histórias individuais e histórias compartilhadas, que para ela revelam o que pode ser descrito como uma narrativa global. “Uma tentativa comum de se libertar da injustiça e da pobreza, a busca por uma existência melhor e o seu significado se apresentam em histórias de vida que fazem o estranho parecer familiar”, reforça a  fundadora do The Global Art Project.

Neste mapeamento, Selene ilustra seu pensamento abordando cinco obras selecionadas pelo Festival: Doméstica, de Gabriel Mascaro, e Sergio e Simone, de Virginia de Medeiros, ambas premiadas com residências artísticas e participantes da Itinerância; ao lado de Rabeca, de Caetano Dias, e Motherland, de Sherman Ong, vencedoras de menções honrosas; e Sympathy for the Devil, 2011, de Claudia Joskowicz. No mapeamento, a pesquisadora aproxima ainda estes vídeos ao trabalho da artista Maria Magdalena Campos-Pons, que frequentemente investiga as implicações da permanência versus a migração, à luz de textos de Walter Benjamin, Edward Said e Guimarães Rosa.

O The Global Art Project é uma plataforma profissional para comunicação, desenvolvimento e apresentação da arte contemporânea internacional para além das fronteiras geográficas. Fez a curadoria de inúmeras exposições internacionais e escreve frequentemente para catálogos e publicações em todo o mundo. Entre outros projetos, está desenvolvendo uma adaptação de The Storytellers: Narratives in International Contemporary Art para o Brasil.