Vídeos e Arquivos sobre o Não-Racialismo

A+ a-
postado em 09/06/2014
Obras do Acervo Videobrasil suscitam discussões no JWTC, workshop internacional que reúne intelectuais do mundo todo na África do Sul para discutir temas ligados à racialidade

O JWTC – Johannesburg Workshop in Theory and Criticism é um evento acadêmico que reúne intelectuais, artistas e pesquisadores de todo o mundo para discutir problemas globais a partir da perspectiva do Sul. Este ano, o JWTC acontece de 29 de junho a 11 de julho em seis cidades da África do Sul, partindo de Joanesburgo até a Cidade do Cabo. O Videobrasil foi convidado a participar da programação desta edição, que tem como tema “Arquivos sobre o Não-Racialismo”. Nove obras do Acervo da instituição serão apresentadas antes de cada encontro público a partir das seguintes questões: Pós Humanismo; Como Desracializar a Lei Internacional; Intimidade; Emprego e Desemprego; Pós Casta; História da Consciência Negra; Arte Africana e Caribe. A seleção das obras do Acervo foi realizada a partir da parceria com a PUC de Minas Gerais, por meio do Núcleo de Pesquisa em Estudos da Imagem dessa universidade, sob a coordenação de Eduardo de Jesus.

O JWTC vai apresentar vídeos dos brasileiros Marcondes Dourado, Cinthia Marcelle, Wagner Morales, Virgínia de Medeiros, Marcellvs L., Ayrson Heráclito e Danillo Barata, do chinês Liu Wei e do artista nascido em Zâmbia, residente em Joanesburgo, Clive Van Den Berg, que serão exibidos para provocar os debates entre os participantes. A participação no Workshop foi o primeiro resultado concreto da parceria do Videobrasil com o Núcleo de Pesquisa em Estudos da Imagem, estabelecendo um vínculo direto entre essa instituição acadêmica e o Videobrasil, a partir da pesquisa no Acervo da Associação (obras e documentações). Como resultado, serão realizados mapeamentos que estarão disponíveis na PLATAFORMA:VB e servirão tanto de estratégia de pesquisa como possibilidade de diálogo entre pesquisadores e estudantes, e também entre o público em geral.

Antes de levar obras do Acervo para provocar as discussões sobre raça na África do Sul, o Videobrasil participou do workshop “Summer Conversations”, realizado no mês de janeiro em São Paulo, que funcionou como uma prévia do JWTC. Foram realizados dois dias de debates e reuniões na sede do Goethe Institut, com a participação de artistas e pesquisadores do Brasil, África do Sul e Estados Unidos. Ao final, um painel aberto ao público foi realizado no Galpão do Sesc Pompeia, onde aconteceu a exposição 30 Anos, do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, antecedido pela exibição de obras do Acervo do Videobrasil que se relacionavam com os temas em discussão. Saiba mais clicando aqui.

O JWTC foi criado em 2004 por iniciativa do Instituto de Pesquisa em Humanidades da Universidade da Califórnia. Atualmente, o Workshop conta com a parceria do Goethe Institut, do Instituto de Humanidades John Hope Franklin da Duke University (Durhan, EUA), e do Instituto Wits para a Pesquisa Social e Econômica da Universidade de Witwatersrand (Joanesburgo, África do Sul).

Além da participação no Workshop, o Videobrasil vai apresentar na África do Sul uma mostra que recupera a trajetória do vídeo no contexto das artes. Videobrasil 30 Anos será apresentada em Joanesburgo e na Cidade do Cabo, reunindo obras que traçam um panorama das possibilidades técnicas, propostas estéticas e intenções políticas do vídeo. Com curadoria de Solange Farkas, a mostra apresenta ao todo 20 trabalhos de artistas brasileiros e internacionais que participaram de diferentes edições do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. Para saber mais sobre a programação da mostra: clique aqui.


JWTC
Wits Institute for Social and Economic Research (WISER)

Johannesburg 2050
Tel 27 11 717 4229
www.jwtc.org.za