• Sergio e Simone, de Virgínia de Medeiros | vídeo, 2010
    Sergio e Simone, de Virgínia de Medeiros | vídeo, 2010

Virgínia de Medeiros está em Nova York pelo Programa de Residências Videobrasil

A+ a-
postado em 02/07/2014
A temporada 2014 das residências do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil continua, agora do Brasil para os EUA

Virgínia de Medeiros participa da temporada 2014 do Programa de Residências Videobrasil. A artista brasileira venceu o Prêmio de Residência ICCo, a ser realizado na Residency Unlimited, em Nova York, por sua participação na 18ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, com a obra Sérgio e Simone. Dia dois de julho, Virgínia começa a desenvolver seu processo criativo no centro norte-americano.

Além de Virgínia, outros oito artistas foram premiados com residências de dois meses em instituições parceiras da Rede Videobrasil de Residência espalhadas ao redor do mundo. Ayrson Heráclito e Gabriel Mascaro (Brasil), Bakary Diallo (Mali), Basir Mahmood (Paquistão), Laura Huertas Millan (Colômbia), LucFosther Diop (Camarões), Nurit Sharett (Israel) e Ali Cherri (Líbano) vão viver a experiência de trocas e deslocamento em 12 instituições de cinco países (Brasil, EUA, China, Polônia, México e Senegal). (Clique aqui, para mais informações sobre os artistas, suas obras e instituições).

Para Solange Farkas, o grande diferencial do Prêmio de Residência do Festival é a participação e o envolvimento das instituições parcerias da Rede “tanto no próprio evento - como participantes dos encontros e debates dos Programas Públicos -, quanto no processo de definição da escolha dos artistas’”, explica a diretora e curadora do Videobrasil. Após o anúncio dos vencedores pelo júri internacional de premiação, os parceiros da Rede de Residência se reúnem e decidem coletivamente, a partir do perfil de cada artista, quem se adequa melhor a cada programa.

Neste sentido, nesta última edição, o artista brasileiro Ayrson Heráclito, cuja poética é ligada aos rituais e à religiosidade afrobrasileira, vai fazer sua residência na Raw Material Company, em Dakar, Senegal. Já o africano Bakary Diallo, cuja obra aborda tanto conflitos políticos do Mali, quanto elementos vinculados a temas como misticismo e “natureza mágica”, vai para a residência no Instituto Sacatar, na Bahia (mesmo estado de Heráclito).