Ana Pato leva Ensaio VB para Coimbra

A+ a-
postado em 10/07/2014
A publicação será apresentada em Colóquio Internacional

Colóquio Internacional Epistemologias do Sul é promovido pelo projeto ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo, que tem direção do sociólogo Boaventura de Sousa Santos. O objetivo do evento é desenvolver novos paradigmas teóricos e políticos de transformação social, repensar e renovar o conhecimento científico-social.

Ana Pato, ex-produtora executiva do Videobrasil, foi convidada a apresentar seu livro Literatura expandida: arquivo e citação na obra de Dominique Gonzalez-Foerster, onde explora a forma como a artista se serve de práticas arquivísticas, como citação e referência, para compor uma obra que se aproxima de uma nova forma de literatura, não mais circunscrita à palavra, mas pluridimensional. A publicação conta ainda com textos da diretora geral do Videobrasil Solange Farkas (apresentação) e da curadora Lisette Lagnado (introdução), projeto gráfico de Daniel Trench e edição de Teté Martinho.

O projeto ALICE acredita que a transformação social, política e institucional pode beneficiar amplamente inovações que têm lugar em países e regiões do Sul Global. Trata-se, no entanto, de uma aposta ambiciosa que pressupõe a disponibilidade para o conhecimento recíproco, a compreensão intercultural, a busca de convergências políticas e ideológicas, respeitando a identidade e celebrando a diversidade. Concebido em Julho de 2011, o projeto conta com a parceria institucional do Centro de Estudos Sociais (CES) – Laboratório Associado da Universidade de Coimbra.

No âmbito do projeto ALICE – Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas: Definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo, este colóquio lança um desafio aos seus participantes: se a compreensão do mundo é muito mais ampla que a compreensão ocidental do mundo, as possibilidades de emancipação social podem ser distintas das que foram legitimadas pelo cânone ocidental.

Saiba mais aqui.