• Gusztáv Hámos, Hidden Cities (2012) | vídeo, 27'

    Gusztáv Hámos, Hidden Cities (2012) | vídeo, 27'

Videobrasil na Beijing Design Week 2014

A+ a-
postado em 25/09/2014
Mostra de filmes do Acervo Videobrasil destaca relação entre arte, espacialidade e espaço urbano, em trabalhos de artistas do Irã, Hungria, Peru, Chile e Brasil

No dia 30 de setembro, às 15h45, um programa de vídeos selecionados pela Associação Cultural Videobrasil será exibido no Ullens Center for Contemporary Art – UCCA (Beijing, China), como parte da agenda da Beijing Design Week – BJDW. A mostra Voice, text and silence in the contemporary spatiality experience (Voz, texto e silêncio na experiência da espacialidade contemporânea) reúne obras de artistas da América Latina, Europa e Oriente Médio, pertencentes ao Acervo Videobrasil em função de suas participações no 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, realizado em 2013.

De forma narrada, textual ou silenciosa, o espaço urbano foi ressignificado pelos artistas, tornando-se visível ao interlocutor ou espectador. Os vídeos exercitam olhares sobre a urbe e apresentam possibilidades de experienciar os seus contextos urbanos específicos, sejam elas mais ou menos familiares aos autores. Diferentes vivências são contempladas pelas obras – políticas, afetivas, ficcionais ou turísticas e temporárias.

Participam da mostra a iraniana Bita Razavi (Bosphorus: A Trilogy, 2012), o húngaro Gusztáv Hámos (Hidden Cities, 2012), o peruano Daniel Jacoby (Cuculí, 2011), o chileno Enrique Ramírez (Brisas, 2008) e o brasileiro Roberto Bellini (Cordis, 2009).

A edição 2014 da Beijing Design Week acontece de 25 a 30 de setembro e ocupa diversos pontos da cidade de Beijing. A BJDW fomenta a cultura do design na China, articulando organizações, instituições e designers que compartilham visões prospectivas. Pela primeira vez inclui em seu escopo um festival de filmes, com mostras de vídeo, encontros, workshops, debates acadêmicos e performances. O programa de vídeos da Associação Cultural Videobrasil será exibido no Ullens Center for Contemporary Art – UCCA, centro de arte sem fins lucrativos voltado à arte contemporânea da China e do mundo.

Em novembro, o Videobrasil apresenta no mesmo espaço a mostra Videobrasil 30 Anos,  que contempla uma retrospectiva de três décadas da produção em vídeo e sua relação com as artes visuais. A fundadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil, Solange Farkas, estará na abertura da programação, no UCCA. Solange aproveita a sua passagem por este país para acompanhar a residência da israelense Nurit Sharett na Red Gate, como resultado do prêmio recebido da China Art Foundation, na ocasião do 18o Festival.


SERVIÇO:

Voice, text and silence in the contemporary spatiality experience | programa de vídeos - Associação Cultural Videobrasil
30 de setembro – 15h45
Ullens Center for Contemporary Art – UCCA
4 Jiuxianqiao Rd, Chaoyang | Beijing, China

Beijing Design Week
de 25 a 30 de setembro | diversas localidades, Beijing, China
www.bjdw.org