Lançamento do livro da exposição Memórias Inapagáveis – um olhar histórico no acervo videobrasil marca o próximo encontro dos Programas Públicos

A+ a-
postado em 15/10/2014
Encontro entre Solange Farkas, Fabio Cypriano e Eduardo de Jesus promove discussão sobre ativação do acervo Videobrasil, tema que perpassa a publicação Memórias Inapagáveis

No dia 21 de outubro de 2014, às 20h, acontece o segundo encontro dos Programas Públicos da exposição Memórias Inapagáveis – um olhar histórico no acervo videobrasil. Solange Farkas, diretora e curadora geral da Associação Cultural Videobrasil, conversa com o crítico Fabio Cypriano e com o pesquisador Eduardo de Jesus sobre o “Acervo Videobrasil: Estratégias de Ativação”. O tema perpassa a publicação Memórias Inapagáveis, que será lançada durante o encontro, e é composta por ensaios de 18 pesquisadores e curadores sobre as obras da exposição. Na entrevista publicada no livro, Cypriano e Solange Farkas conversam sobre a mostra em cartaz no Sesc Pompeia e sobre outras estratégias desenhadas para colocar em contato com o mundo o acervo de mais de três mil títulos – entre obras, documentários, documentos, registros e publicações – reunido pelo Videobrasil ao longo dos últimos trinta anos. O encontro é gratuito e aberto ao público, e acontece na Zona de Reflexão, no espaço expositivo de Memórias Inapagáveis, que fica em cartaz no Galpão do Sesc Pompeia, São Paulo, até o dia 30 de novembro de 2014.

Muito mais do que um catálogo, o livro Memórias Inapagáveis é uma reunião de textos críticos sobre os artistas e obras da exposição Memórias Inapagáveis – um olhar histórico no acervo videobrasil. Pela primeira vez em 30 anos, o Sesc São Paulo e a Associação Cultural Videobrasil – parceiros desde 1992 – realizam um projeto de curadoria a partir do Acervo da Associação. A exposição tem curadoria do historiador espanhol Agustín Pérez Rubio (atual diretor artístico do Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires – Malba), primeiro convidado pela Associação a realizar uma imersão na coleção. Ele selecionou 18 obras entre vídeos, videoinstalações, documentários e registros de performances de artistas de diversos países – tais como Argentina, Brasil, China, Colômbia, EUA, França, Marrocos, Quênia, Líbano, Zimbábue –, que resgatam episódios de conflitos a partir de lembranças e narrativas pessoais. Trabalhos dos brasileiros Rosângela Rennó e Jonathas de Andrade, do argentino León Ferrari, da norte-americana Coco Fusco e do libanês Akram Zaatari fazem parte dessa seleção. Memórias Inapagáveis é uma exposição que atesta o poder da arte contra a amnésia histórica.

Agustín Pérez Rúbio assina o primeiro ensaio do livro, sobre a obra Vera Cruz, de Rosangela Rennó. Além dele, colaboraram com a publicação a antropóloga Lilia Schwarcz, sobre a A Arca dos Zo’e, de Vincent Carelli e Dominique Gallois; o curador Pablo León de la Barra, sobre Projeto Pacífico, de Jonathas de Andrade; a curadora Gabriela Salgado, sobre Barrueco, de Ayrson Heráclito e Danillo Barata; a pesquisadora Ivana Bentes, sobre Unforgettable Memory, de Liu Wei; o curador Octavio Zaya, sobre Letter to My Father (Standing by the Fence), de Carlos Motta, entre outros. O livro traz ainda um ensaio do professor e pesquisador alemão Andreas Huyssen sobre mídia, política e amnésia, um texto do sociólogo e diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, além da entrevista com Solange Farkas. Confira a lista completa dos colaboradores do livro ao final.

A publicação Memórias Inapagáveis é uma coedição das Edições Sesc SP e da Associação Cultural Videobrasil. A publicação tem organização de Agustín Pérez Rubio, coordenação editorial de Teté Martinho e projeto gráfico de Celso Longo + Daniel Trench.


Memórias Inapagáveis: um olhar histórico no Acervo Videobrasil

Organização de Agustín Pérez Rubio
Associação Cultural Videobrasil; Serviço Social do Comércio em São Paulo
São Paulo : Edições Sesc São Paulo : Videobrasil, 2014
320 páginas, bilíngue (português/inglês)
ISBN 978-85-7995-142-8
R$ 86,00

A partir do lançamento, a publicação estará disponível para venda nas unidades Sesc SP (capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/livraria


Acervo Videobrasil: estratégias de ativação | Programas Públicos

O Acervo Videobrasil é composto por cerca de três mil títulos – entre obras, documentários, documentos, registros e publicações – reunidos ao longo dos últimos trinta anos. Entre eles, estão cerca de 1.300 obras em vídeo e registros de performances. Embora incorpore clássicos da videoarte internacional, a grande força desta coleção é reunir a memória da produção audiovisual do Sul geopolítico, foco da mostra Panoramas
do Sul do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, formado pelos países da América Latina, África, Oriente Médio, Oceania e de parte da Europa e da Ásia.

Por conta da participação recorrente de alguns artistas no Festival, o Acervo possui pequenas coleções de autores, como do libanês Akram Zaatari. Também possui várias obras de Lenora de Barros, Cao Guimarães, Carlos Nader, Kiko Goiffman, Lucas Bambozzi, Shawn Gladwell, Gregg Smith, Bouchra Khalili, Gillermo Cifuentes e Fernando Meirelles.

Na ocasião da comemoração dos 30 anos do Festival, em 2013, foram adquiridos alguns trabalhos históricos da videoarte internacional, de artistas como Nam June Paik (1932-2006), Bruce Nauman, Gary Hill, Vito Acconci, Bill Viola, Dan Graham, Joan Jonas, John Baldessari e Paul McCarthy. Ainda que essas obras tenham sido exibidas no Festival, elas não faziam parte do Acervo. A coleção do Videobrasil é formada ainda por doações, como as obras de Rafael França (1957-1991), Marina Abs (1962-2002) e Eder Santos. 

Também foram incorporadas ao Acervo produções do próprio Videobrasil, como entrevistas com artistas e registros das performances durante o Festival, além dos documentários da série Videobrasil Coleção de Autores – VCA, com filmes sobre o sul-africano William Kentridge, o libanês Akram Zaatari, a norte-americana Coco Fusco e os brasileiros Rafael França, Chelpa Ferro e Mau Wal (Maurício Dias e Walter Riedweg). O cineasta Karim Aïnouz assina a próxima edição: o curta-metragem Domingo, que tem como mote a obra de Olafur Eliasson, lançado em outubro de 2014 no Festival do Rio (RJ), com exibições em seguida em Fortaleza (CE) e em São Paulo (SP).

Foi justamente a compreensão em torno da necessidade de ativação e salvaguarda do seu acervo que levou à criação da Associação Cultural Videobrasil em 1991, oito anos depois da primeira edição do Festival. Ao longo dos últimos anos, a Associação realizou várias mostras de vídeo em resposta a solicitações de instituições dentro e fora no Brasil, exibindo obras da coleção em vários estados brasileiros e no exterior, contribuindo com a missão de difundir a produção de vídeo de artistas do Sul Global. Mostras do Videobrasil já aconteceram em países como África do Sul, Nigéria, Moçambique, Argentina, Colômbia, Peru, Polônia, Portugal, Qatar, Austrália, EUA, entre outros.

Nesse sentido, a Associação também tem concentrado esforços para produzir uma trama sofisticada de conteúdos em torno das obras do seu acervo, como referências e textos críticos. Além da PLATAFORMA: VB, que evidencia as conexões entre os vários conteúdos abordados pelo Videobrasil, propondo-se a contribuir para a criação de novas estruturas de mediação dedicadas à produção artística contemporânea, a Associação produz ainda o ff>>dossier. O dossier é uma publicação online que reúne um extenso material de pesquisa sobre 52 artistas e oito projetos curatoriais, com textos críticos, entrevistas e imagens da cena artística contemporânea, como uma iniciativa de documentação, formação de acervo e produção de conteúdo da instituição.


SERVIÇO:

PROGRAMAS PÚBLICOS 

“Acervo Videobrasil: Estratégias de Ativação” + Encontro e lançamento do livro "Memórias Inapagáveis"
| Com Solange Farkas, Eduardo de Jesus e Fabio Cypriano

21 de outubro de 2014, terça, 20h
Sesc Pompeia — Galpão — Zona de Reflexão
Rua Clélia, 93, São Paulo, Brasil

LIVRO DA EXPOSIÇÃO

MEMÓRIAS INAPAGÁVEIS: UM OLHAR HISTÓRICO NA COLEÇÃO VIDEOBRASIL

Ensaio
Por: Andreas Huyssen

Interview with Solange Farkas
Interviewer: Fabio Cypriano

Vera Cruz | 2000
Rosangela Rennó
Por: Agustín Pérez Rubio

A Arca dos Zo'e | 1993
Vincent Carelli  & Dominique Gallois
Por: Lilia Schwarcz

Barrueco | 2004
Ayrson Heráclito & Danillo Barata
Por: Gabriela Salgado

Contestado, A Guerra Desconhecida | 1985
Enio Staub
Por: Manuela Moscoso

Projeto Pacífico | 2010
Jonathas de Andrade
Por: Pablo León de la Barra

Face A Face B | 2002
Rabih Mroué
Por: Inti Guerrero

Casa Blanca | 2005
León Ferrari & Ricardo Pons
Por: Inés Katzenstein

O Sangue da Terra | 1984
Aurélio Michiles
Por: Cristiana Tejo

The Loudest Muttering is Over: Documents From The Atlas Group Archive | 2003
Walid Raad
Por: Chus Martinez

In This House | 2004
Akram Zaatari
Por: Manuel Segade

Untitled (Zimbabwean Queen Of Rave) | 2005
Dan Halter
Por: João Laia

Unforgettable Memory | 2009
Liu Wei
Por: Ivana Bentes

Lucharemos Hasta Anular La Ley | 2004
Sebastian Diaz-Morales
Por: Sophie Goltz

Letter to My Father (Standing by the Fence) | 2005
Carlos Motta
Por: Octavio Zaya

Bare Life Study #1 | 2005
Coco Fusco
Por: Magda Gonzalez-Mora

The Mapping Journey Project | 2008-2011
Bouchra Khalili
Por: Omar Berrada

My Possession | 2005
Mwangi Hutter
Por: Marcos Hill

O Samba do Crioulo Doido | 2013
Luiz de Abreu
Por: Ana Francisca Ponzio