• Goran (2014), de Roberto Santaguida
    Goran (2014), de Roberto Santaguida

Sessões especiais de filmes na última semana do 19º Festival

A+ a-
postado em 01/12/2015
Durante três dias, de 1 a 3 de dezembro, o Sesc Pompeia exibe os onze trabalhos dos Programas de Filmes de Obras Selecionadas e do artista Gabriel Abrantes

Nos dias 1, 2 e 3 de dezembro (de terça a quinta-feira), sessões especiais dos Programas de Filmes marcam a última semana do 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Panoramas do Sul, no Teatro Sesc Pompeia. Onze trabalhos de artistas selecionados pelo edital de obras e cinco filmes do artista convidado Gabriel Abrantes são exibidos em sessões às 16h30 e às 19h. No Galpão VB, as exibições acontecem no dia 1 de dezembro (terça-feira), às 16h30 e às 19h. As exposições do 19º Festival permanecem em cartaz nos dois espaços somente até 6 de dezembro (próximo domingo).

O Programa de Filmes | Obras Selecionadas apresentam obras de autores conhecidos do público, como Ali Cherri (Líbano) — um dos artistas premiados pelo 18º Festival (2013) — e Leticia Ramos (Brasil), que participou de edições anteriores do Festival (2013 e 2011) e tem um número representativo de obras em vídeo reunido no Acervo Videobrasil. Outros se apresentam em São Paulo pela primeira vez, como Karolina Bregula (Polônia), que integrou a Bienal de Veneza em 2013 e ganhou um prêmio de residência na atual edição do Festival, e os cineastas Kush Badhwar (Índia) e Chulayarnnon Siriphol (Tailândia). As 11 obras desse Programa são divididas em três temas que as aproximam: Paisagens e territórios, Desdobramentos do real e Fricções.

O Programa de Filmes dedicado a Gabriel Abrantes, um dos convidados do 19º Festival, reúne obras criadas de 2006 a 2014 e oferece uma introdução privilegiada à produção fílmica do jovem artista português. Rodados em países como Brasil, Argentina, Angola, Sri Lanka e Haiti, os filmes em exibição são marcados pelo sarcasmo e pela paródia. Os clichês encontrados nos produtos da cultura de massa e dos cenários periféricos são manipulados por Abrantes em filmes que abordam o colonialismo, o imperialismo e as identidades culturais e de gênero.

Confira a programação e as sinopses dos filmes (Obras Selecionadas e Gabriel Abrantes).