• Kisieland (2012), de Karol Radziszewski

    Kisieland (2012), de Karol Radziszewski

Karol Radziszewski: filme + fala sobre o Queer Archives Institute

A+ a-
postado em 11/04/2016
Artista apresenta filme que registra seu encontro com o criador do primeiro zine gay da era comunista da Polônia, e a descoberta de seu arquivo de fotos até então mantido em segredo. Após a sessão o artista falará sobre seu projeto Queer Archives Institute

O artista polonês Karol Radziszewski apresenta no próximo sábado, 16 de abril, às 15h, no Galpão VB, seu filme Kisieland (30', 2012). O documentário registra o encontro de Radziszewski com Ryszard Kisiel, fundador e editor do Filo, primeiro zine gay criado na Polônia comunista. O pano de fundo do filme é a descoberta de um arquivo até então mantido em segredo, formado por dezenas de fotografias realizadas entre 1985 e 1986 por Kisiel e seus amigos, no que pode ser considerado uma reação direta à campanha da milícia anti-gay polonesa dos anos 1980.

Após a exibição, Radziszewski falará com o público sobre o filme e apresentará o seu Queer Archives Institute (QAI), inaugurado recentemente como parte da exposição Acervo Videobrasil em Contexto #2. Com entrada franca e classificação 16 anos, o evento conta com tradução consecutiva inglês/português.

Karol Radziszewski é um dos artistas participantes da segunda edição do projeto Videobrasil em Contexto, fruto da parceria entre a Associação Cultural Videobrasil, o programa curatorial de residências artísticas A-I-R Laboratory, do Centre for Contemporary Art Ujazdowski Castle, como parte do programa de promoção da cultura polonesa no Brasil, organizado por Culture.pl em 2016.

Atualmente em residência no Galpão VB, Radziszewski trabalha na produção de um novo filme comissionado pelo projeto. Antes de finalizar a obra, o artista participa da exposição Acervo Videobrasil em Contexto #2 materializando o projeto do seu Queer Archives Institute (QAI), inaugurado no último dia 02 de abril.

O QAI é um projeto artístico criado por Karol Radziszewski e dedicado a recolher materiais de arquivo, em sua maioria visuais, e a realizar entrevistas e registros audiovisuais que resgatam a memória queer de países do Leste Europeu e, agora, da América Latina. Na exposição montada no Galpão VB, Radziszewski apresenta ao público materiais que permitem reconstituir uma breve história da presença de gays, lésbicas, transgêneros no Brasil. O artista também selecionou da Coleção da Associação três trabalhos que, abordando questões de gênero e sexualidade, estabelecem um diálogo rico com o QAI, como vídeos de Rita Moreira (Temporada de caça, 1988), Rafael França (O profundo silêncio das coisas mortas, 1988) e Virginia de Medeiros (Sergio e Simone, 2010).


SOBRE O ARTISTA

KarolRadziszewski (Bialystok, Polônia, 1980)

Artista multidisciplinar, cineasta e curador, KarolRadziszewski concluiu mestrado pela Academia de Belas Artes em Varsóvia, em 2004. Por meio de uma metodologia baseada em arquivos, cruza múltiplas referências culturais, históricas, religiosas, sociais e de gênero. É editor-chefe da DIK Fagazine, revista que combina a pesquisa em arquivos queer com contribuições da arte contemporânea, e fundador do QueerArchivesInstitute. Seus trabalhos foram expostos em instituições como o Museu Nacional, Museu de Arte Moderna, Galeria Nacional Zacheta, (Varsóvia, Polônia); Kunsthalle Wien (Viena, Áustria); New Museum (Nova York); Cobra Museum (Amsterdã, Países Baixos); Museu de Arte Contemporânea de Wroclaw (Polônia); e MuzeuSztuki em Lodz (Polônia). Exibiu obras em bienais internacionais como PERFORMA 13 (Nova York); 7a Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Gotemburgo (Suécia); 4ª Bienal de Praga (República Tcheca) e na 15ª WRO Media ArtBiennale (Wroclaw). Vive e trabalha em Varsóvia.


SERVIÇO

O que: exibição do filme Kisieland + conversa sobre o Queer Archives Institute, ambos de Karol Radziszewski
Quando: 16 de abril de 2016, 15h
Onde: Galpão VB  | Associação Cultural Videobrasil (Av. Imperatriz Leopoldina,  1150, Vila Leopoldina. Tel: 11 3645 0516)
Entrada gratuita
Classificação: 16 anos