Festival anuncia curadores convidados da 20ª edição

A+ a-
postado em 04/08/2016
Conheça os curadores responsáveis pela seleção de artistas da próxima edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil

A Associação Cultural Videobrasil e o Sesc São Paulo anunciam os curadores convidados do 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, que acontecerá em 2017 em São Paulo.

Os brasileiros Ana Pato, Beatriz Lemos, Diego Matos e o português João Laia serão responsáveis pela seleção de artistas dessa edição ao lado de Solange Farkas, curadora geral do Festival que se consolidou como principal plataforma de arte contemporânea do Sul Global.

O trabalho da comissão já começou, preparando a convocatória pública que permite que artistas de países que estão fora do eixo hegemônico da arte contemporânea se inscrevam gratuitamente para participar das exposições e da programação do Festival.

As inscrições serão abertas de setembro a novembro de 2016 e anunciadas em breve, junto com as novidades desta 20ª edição. 


Conheça um pouco mais sobre os curadores do 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil:

CURADORA-GERAL

Solange Farkas é curadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil, além de fundadora do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, em 1983. Foi diretora e curadora-chefe do Museu de Arte Moderna da Bahia entre 2007 e 2010. Como curadora convidada, participou da 10ª Bienal de Charjah (Emirados Árabes Unidos, 2011), 16ª Bienal de Cerveira (Portugal, 2011), 5ª Videozone – International Video Art Biennial (Israel, 2010), FUSO – Mostra Anual de Videoarte (Portugal, 2011 e 2013) e 6º Festival Internacional de Vídeo de Jacarta (Indonésia, 2013).

CURADORES CONVIDADOS

Ana Pato é curadora e pesquisadora. Doutoranda da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), foi curadora-chefe da 3ª Bienal da Bahia (2014) e diretora de projetos da Associação Cultural Videobrasil (2000-2012). É autora do livro Literatura Expandida: arquivo e citação na obra de Dominique Gonzalez-Foerster (2012).

Beatriz Lemos é curadora especializada em artes e redes digitais. Mestra em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), edita o selo de publicações Sismos Editoria e é idealizadora da plataforma online Lastro. Desde setembro de 2015 integra o programa Curador Visitante da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Diego Matos é pesquisador, professor e curador. É mestre e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Foi assistente de curadoria da 29ª Bienal de São Paulo (2010) e curador assistente do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil (2013). Entre 2014 e 2016 coordenou o Núcleo de Arquivo e Pesquisa da Associação Cultural Vidoebrasil.

João Laia é escritor e curador. Realizou curadorias para instituições como Moderna Museet, Estocolmo; Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, Lisboa; Videoex, Zurique; Delfina Foundation e Whitechapel Gallery, ambas em Londres; e Parque Lage, Rio de Janeiro. Contribui para veículos internacionais como Frieze, Mousse, Flash Art, Terremoto e Público.

Tags
Festival