Clarissa Sacchelli, artista participante da 1a Temporada de Dança Videobrasil

A+ a-
postado em 20/03/2017
Projeto em parceria com a Verbo 2017 anuncia artista que se apresentará em julho no Galpão VB

Clarissa Sacchelli é a primeira artista a participar da Temporada de Dança Videobrasil, uma realização da Associação Cultural Videobrasil em parceria com a mostra de performance arte VERBO 2017, realizada pela Galeria Vermelho. Indicada pela curadoria desta primeira edição do projeto, Sacchelli se apresentará no Galpão VB nos dias 6, 8 e 15 de julho, após pesquisa de três meses no Acervo Videobrasil.

A VERBO 2017 acontece de 11 a 14 de julho na Galeria Vermelho e dia 15 de julho no Galpão VB. Os artistas selecionados são: Arnold Pasquier (Paris/França), Janaina Wagner (São Paulo/Brasil), Pontogor (São Paulo/Brasil), Célia Gondol (Paris/França), Aurore Zachayus (São Paulo/Brasil), Alexandre D’Angeli (São Paulo/Brasil), Jorge Luíz Lopes (Américo Brasiliense/Brasil), Luanda Casella (Bruxelas/Bélgica), Old Masters (Genebra/Suíça), Dora Smék (São Paulo/Brasil), Bruno Moreno (São Paulo/Brasil), Isabella Gonçalves (São Paulo/Brasil), Renato Sircilli (São Paulo/Brasil), Flavia Pinheiro (Recife/Brasil), Carlos Monroy (Bogotá/Colômbia; São Paulo/Brasil), Clarice Lima (São Paulo/Brasil), Cristian Duarte (São Paulo/Brasil), Julha Franz (Porto Alegre/Brasil), Mauro Giaconi (Buenos Aires/Argentina), Young Boy Dancing Group (Suécia; Holanda), Rodrigo Andreolli (São Paulo/Brasil), Solo Sul (São Paulo/Brasil) e Victor del Moral (Cidade do México/México). Saiba mais em http://www.galeriavermelho.com.br/pt/verbo.

Confira abaixo mais informações sobre Clarissa Sacchelli e a 1a Temporada de Dança Videobrasil, em texto assinado pelos curadores Carolina Mendonça, diretora de teatro e coreógrafa radicada na Alemanha, e Marcos Gallon, diretor artístico da VERBO, que junto com Thereza Farkas, diretora de programação da Associação Cultural Videobrasil, formam a comissão responsável pela seleção dos artistas para a mostra de performance.

*

A trajetória artística de Clarissa Sacchelli (São Paulo, 1983), coreógrafa e artista selecionada para a 1ª Temporada de Dança Videobrasil, revela uma adensada compreensão acerca do corpo e sua relação com as diferentes linguagens artísticas que integram atualmente o léxico da dança contemporânea. Em sua trajetória, Clarissa Sacchelli tem investigado de que maneira os modos de produção afetam diretamente a obra criada.

A partir do embaralhamento entre dança e linguagem escrita, as peças de Sacchelli sugerem, já em seus títulos, um afiado poder de síntese propondo questões a partir de imperativos, como “Este trabalho chamava coreografia” (2016), “Isso não é um espetáculo” (2013-2014), ou “Isso é uma habitação” (2013). No mundo atual, onde o conceito de verdade é algo em trânsito permanente, pesquisas no campo da arte que pretendem definir um conceito de forma imperativa soam ultrapassadas, mas não é isso o que ocorre no caso de Sacchelli. Aquilo que se “chamava coreografia”, o que “é um espetáculo”, ou uma “habitação” são apenas McGuffins que nas mãos da artista detonam o contato entre a ação e o observador.

Nesta edição piloto do projeto Temporada de Dança Videobrasil, nos indagamos como Sacchelli, dançarina, coreógrafa e escritora, se relacionará com o acervo plural do Videobrasil. Mais do que o resultado final que integrará a programação da VERBO 2017 no Galpão VB, e que no caso de Sacchelli poderá se materializar no formato de uma ação, de um texto, ou simplesmente de uma conversa, nos interessa saber como acontecerá a imersão da artista num acervo de mais de 4500 obras, quais serão suas escolhas, impasses, e principalmente, as questões que a partir desse contato a artista estabelecerá com o observador.

Carolina Mendonça e Marcos Gallon
Março, 2017