Lugar de passagem

A+ a-
postado em 04/05/2017
Artista e curador fazem visita guiada à exposição Nada levarei quando morrer, aqueles que me devem cobrarei no inferno

No dia 20 de maio, sábado, às 15h, o artista Rodrigo Bueno e o curador Gabriel Bogossian encabeçarão uma visita guiada que propõe aproximações entre as narrativas presentes na exposição Nada levarei quando morrer, aqueles que me devem cobrarei no inferno e a história do bairro da Vila Leopoldina, onde fica o Galpão VB. A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição.

Bueno é responsável pelo site specific Emboaçava (lugar de passagem), única obra comissionada para a exposição. Utilizando grades de ferro de casas demolidas e pedaços variados da flora de São Paulo, o artista traz ao Galpão VB um fragmento de seu ateliê Mata Adentro, localizado no bairro da Lapa, vizinho à Vila Leopoldina.

Ambos os bairros fazem parte da região que, no período colonial, se chamava Emboaçava. Segundo o engenheiro e geógrafo Teodoro Sampaio, no livro O tupi na geografia nacional (1901), a palavra significa “a ação de atravessar, a passagem” e designava “um lugar, à margem do Tietê, vizinho de São Paulo, onde se passava o rio na estrada do sertão e onde se mandou levantar um forte ou tranqueira para defesa da cidade, no século XVI”. A construção do forte se destinou a proibir a travessia de indígenas, protegendo os invasores portugueses contra os ataques dos nativos. Os colonizadores, portanto, se apropriaram da palavra tupi ao mesmo tempo que corromperam a função do lugar a que ela se referia.

Histórias como essa, de invasões, proibições e desaparecimentos, perpassam Nada levarei quando morrer, aqueles que me devem cobrarei no inferno, que busca fazer uma espécie de etnografia das vítimas do desenvolvimento econômico. Emboaçava (lugar de passagem), em diálogo com outras obras da exposição, forma um espaço que busca presentificar os povos originários. No site specific de Rodrigo Bueno, o que vemos são resíduos e espectros dessa presença.

 

SERVIÇO

O QUE: “Ativação de Emboaçava (lugar de passagem), de Rodrigo Bueno”, com Rodrigo Bueno e Gabriel Bogossian. Programa público da exposição Nada levarei quando morrer, aqueles que me devem cobrarei no inferno
QUANDO: 20 de maio, sábado, às 15h
ONDE: Galpão VB | Associação Cultural Videobrasil (Av. Imperatriz Leopoldina, 1150, São Paulo, SP)

Entrada gratuita

Confirme presença no evento do Facebook!