Verão no Galpão

A+ a-
postado em 29/01/2018
3/fev, 12h-20h, no Galpão VB

VERÃO NO GALPÃO
03 DE FEVEREIRO (SÁBADO) | DAS 12H ÀS 20H
ENTRADA GRATUITA

O Galpão VB, espaço cultural localizado na Vila Leopoldina e sede da Associação Cultural Videobrasil, inaugura sua programação 2018 com o Verão no Galpão, um encontro imperdível para celebrar a arte e a cultura. Com atrações para todas as faixas etárias, o evento oferece diversas atividades ao longo de uma tarde inteira, no dia 3 de fevereiro, sábado, das 12h às 20h, com entrada gratuita.

O Verão no Galpão reúne feira de livros e discos com a participação de editoras independentes e lojas especializadas; a exibição de dois programas de vídeo; uma oficina de encadernação ministrada pela Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER); duas sessões de contação de histórias; e a apresentação de três DJs convidados (incluindo um da festa Batekoo e outro da festa Tenda). Tudo isso acompanhado de deliciosas comidinhas e cerveja artesanal.

Confirme presença no evento do Facebook

EXPOSITORES | 12H ÀS 19H

Ubu
Com um catálogo múltiplo que possibilita conexões entre diversos campos, como antropologia, filosofia, psicanálise, arquitetura, design, artes plásticas, fotografia e literatura, a editora publica textos e criações artísticas relevantes para o debate contemporâneo.

Lote 42
Publica livros de ficção, não ficção, quadrinhos, poesia e ilustração de autores contemporâneos, brasileiros e estrangeiros, dando destaque ao projeto gráfico como elemento narrativo e que acrescenta novas camadas de interpretações à obra.

Tijuana
Inaugurada como uma iniciativa da Galeria Vermelho para disponibilizar edições de formatos especiais e livros de artista, realiza desde 2009 uma Feira de Arte Impressa, além de publicar livros de artista pelo seu próprio selo.

Ikrek
Promove e divulga a produção de livros de artistas brasileiros e estrangeiros de diversas gerações. Suas publicações fazem parte de importantes acervos, como os do MAC USP e Itaú Cultural (São Paulo), MoMA (EUA), e Serralves (Portugal), entre outros.

Coticoá
Estúdio criativo que produz, de maneira sustentável, artigos editoriais e em papel para crianças e adultos, entre livros, brinquedos, jogos educativos, cadernos, posters, kits de serigrafia e carimbo, desde a criação até a impressão serigráfica e a encadernação manual.

Quelônio
Com a proposta de publicar literatura brasileira contemporânea, além de narrativas visuais, como fotolivros e livros de artista, a editora possui ainda uma tipografia, com um pequeno parque gráfico e acervo de tipos móveis garimpado em antigas gráficas de São Paulo.

Invisíveis Produções
Produtora e editora dirigida pelo artista Daniel Lima, que trabalha com práticas culturais voltadas para processos de criação e investigação, unindo arte, ativismo e política, operando de forma autônoma, transversal e horizontal.

Expressão Popular
Produzindo livros de boa qualidade a preços acessíveis, a partir do trabalho coletivo de voluntários de movimentos populares e universidades, a editora já publicou mais de 500 títulos, visando à formação cultural e à ampliação da leitura no Brasil.

Editora e Livraria Madalena
Focada na produção e distribuição de publicações relacionadas à fotografia, com ênfase na América Latina, seus títulos abrangem desde as grandes tiragens às cópias assinadas e numeradas. O Selo Madalena também é responsável pela publicação de fotolivros próprios.

Livraria Simples
Conhecida como “a loja dos livros impossíveis”, é um espaço virtual especializado em obras brasileiras e latino-americanas, de todos os gêneros e para todos os bolsos, com atendimento e envio personalizados.

Edições Aurora
Com foco em produções visuais e escritas sobre arte e política, as Edições Aurora se destacam também pelos eventos públicos que buscam fomentar a vida social do livro e a reflexão sobre temas que nos provocam. Realizam, além disso, a distribuição de publicações de editoras parceiras.

Casarão do Vinil
Com um acervo de mais de 700 mil discos, é possível garimpar raridades entre LPs, compactos, discos de 78 rotações, revistas, livros e gibis que carregam histórias e saudosismo. Oferece discos de rock, pop, MPB e Jovem Guarda, entre outros estilos.

Boaventura Discos
A DJ Mariana Boaventura tem um trabalho de mais de dez anos de pesquisa em música negra. O Facebook da loja diz que a música "é musa, febre, dependência, prazer absoluto”. Para os apaixonados por música.

Instituto Acaia
Organização que busca contribuir para a redução da distância entre as classes sociais, o Instituto Acaia apoia o desenvolvimento físico e psíquico de crianças e jovens. No Verão no Galpão serão expostos gravuras, livros, cadernos, camisetas com estamparia e trabalhos em bordado produzidos em suas oficinas.

PROGRAMAS DE VÍDEO | DAS 13H40 ÀS 17H

Dois programas de vídeos, cada um com duas obras que integram o Acervo Histórico Videobrasil, serão exibidos em horários alternados durante o evento:

13h40: Programa 1 | 14h30: Programa 2 | 15h20: Programa 1 | 16h10: Programa 2

Ao longo de sua trajetória de mais de 30 anos, a Associação Cultural Videobrasil reuniu um significativo acervo de obras que inclui, além de vídeos, diversos registros e produções que olham para o contexto contemporâneo do Sul geopolítico. Saiba mais.

Programa 1 (duração: 38’)

Paralell
Artista: Jiwon Choi (Seul, Coreia do Sul, 1991)
2017, vídeo, 30’
Uma montagem frenética entremeia elementos da vida sul-coreana – K-Pop, exércitos em marcha, programas de auditório, a primeira presidenta, o líder supremo, Samsung, Gangnam style – e silêncios. O avô da artista conta sua fuga do Norte para o Sul, quando os exércitos cruzaram o paralelo que divide o território desde o fim da Segunda Guerra. Um retrato de conflitos entre realidades e ideologias.
Sobre a artista | Assista à entrevista

Vostok
Artista: Letícia Ramos (Santo Antônio da Patrulha, RS, Brasil, 1976)
2014, vídeo, 8’
O vídeo é parte de um trabalho maior, o projeto Vostok – constituído também por um livro de fotografias e um disco (com trilha sonora de Rossano Snell) –, nascido a partir de uma residência artística da artista no Polo Norte. Na obra, é simulada a exploração de lagos submersos sob as grossas camadas de gelo da região, nas quais cientistas da estação russa Vostok, estabelecida no coração da Antártida, procuram por formas de vida ainda desconhecidas. O trabalho constrói um enredo que se insinua entre paisagens inóspitas, construído numa fronteira tênue entre ficção e documento.
Sobre a artista

Programa 2 (duração: 32’)

As Aventuras de Paulo Bruscky
Artista: Gabriel Mascaro (Recife, PE, Brasil, 1983)
2010, vídeo, 20’
A obra encena o encontro virtual entre Mascaro e o artista recifense Paulo Bruscky na plataforma de relacionamento Second Life. Em um tom que simula o documental, discute os limites entre as linguagens artísticas e entre as dimensões em jogo na situação virtual, suscitando questões sobre o estatuto das manifestações culturais, a distância entre desejo e realização, e as possibilidades do espaço digital e sua relação com a ação real.
Sobre o artista

Centro Espacial Satelital de Colombia
Artista: La Decanatura (dupla formada por Elkin Calderón, Bogotá, Colômbia, 1975 e Diego Piñeros, Bogotá, Colômbia, 1981)
2015, vídeo, 12’
Símbolo da modernização e dos avanços científicos e tecnológicos colombianos, as antenas e laboratórios do centro de comunicações espaciais do país caíram no esquecimento e quase foram engolidos pela paisagem. O vídeo registra uma homenagem musical prestada à base pela jovem banda sinfônica do município, cujos integrantes nem sequer poderiam ter lembrança da glória passada que celebram. Sobre o artista | Assista à entrevista

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS | 14H30 E 16H

A contadora de histórias Cristiane Velasco apresenta duas diferentes “histórias de boca”, com 30 minutos cada. São contos de tradição oral recontados ao modo brincante brasileiro. Cantigas, brincadeiras e danças tradicionais são acompanhadas de música ao vivo, reunindo crianças e adultos.

14h30 | História da Jesuína
Adaptação do relato ouvido da boca do educador mineiro Adelsin, que ouviu da boca de sua avó Nae, nascida em Salvador, no século XIX. Narrado ao som do berimbau, o conto apresenta um pouco da história do instrumento ao acompanhar as peripécias de Jesuína, a menina que encontrou um pé de cabaça encantado.

16h00 | Ciranda da Mãe D’água
A maré subiu, a maré desceu e de repente a menina Janaína, que brincava na praia, desapareceu! Disse o pescador que foi levada pela Mãe D’água. Será que a Rainha do Mar vai devolver a criança? Venha cirandar com essa história de boca para saber o que aconteceu naquela manhã.

Cristiane Velasco é educadora e contadora de histórias, com especialização em arte educação pela ECA-USP. Trabalha com educação infantil há mais de 18 anos.

OFICINA DE ENCADERNAÇÃO | DAS 15H ÀS 16H30

Estela Vilela, diretora da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER), ministra uma oficina de encadernação a partir das 15h, com uma hora e meia de duração, no espaço em frente à Sala de Vídeo.

Referência em encadernação, conservação e restauro de livros e documentos em papel, a ABER promove ações de pesquisa, ensino, execução de projetos e difusão de informações, capacitando profissionais para atuar em acervos bibliográficos e na preservação do patrimônio cultural do país.

Horário: 15h
Duração: 1h30
Numero de vagas: 20
Faixa etária: a partir de 14 anos
Inscrição gratuita, com distribuição de senha uma hora antes do início.

DJs | 17H

A partir das 17h, três DJs convidados se apresentam na Sala de Vidro, voltada para o jardim, logo na entrada do Galpão VB.

17h às 18h | Luisa Puterman
Compositora, produtora musical e sound designer, participou de vários festivais, residências e exposições, no Brasil e exterior. Para ela, o “som é um elemento central capaz de expandir conexões entre conteúdos científicos, filosóficos, místicos e cotidianos”.

18h às 19h | Ezio Rosa (Bicha Nagô)
DJ, escritor independente e arte educador, escreve sobre os temas que permeiam a vida de pessoas Gays e Negras nas periferias frente à elitização da cultura LGBTQ. As marcas de seu set são as sonoridades de Dancehall, Ragga e Reggae.

19h às 20h | Tiago Guiness
Cearense que vive em São Paulo desde 2005, Tiago Guiness é um dos DJs e produtores responsáveis pela festa Tenda, que acontece há três anos no centro da capital paulista. Também é arquiteto, com foco na elaboração de projetos para exposições de arte.

COMIDAS E BEBIDAS

La Cholita
Comida de rua especializada nos ricos sabores da Bolívia.

Chermoula
Culinária de raízes africanas, cujo carro-chefe é a Jambalaya.

Indolor
Cerveja artesanal.