A formação, preservação e ativação do Acervo Videobrasil foram abordadas na conversa entre Solange Farkas, Fabio Cypriano e Eduardo de Jesus, marcando o segundo encontro dos Programas Públicos da exposição Memórias Inapagáveis – um olhar histórico no acervo videobrasil. Para Solange, a realização desta primeira exposição focada unicamente nas obras do Acervo Videobrasil é um exemplo das estratégias da Associação Cultural Videobrasil para  a ativação das obras do seu acervo. Eduardo de Jesus comenta que a exposição inaugura uma iniciativa que talvez fique mais frequente nas ações da Associação Cultural Videobrasil, que é a de olhar para o seu arquivo propondo novas articulações. Cypriano, que mediou o encontro, ressaltou o teor fortemente político da exposição e da coleção e destacou ainda o respeito da Associação Cultural Videobrasil aos artistas, que são convidados a deixar suas obras no acervo. Além disso, Solange destaca  que a grande maioria dos artistas selecionados para o Festival concordam em doar suas obras para a Associação, não só pela garantia da preservação das obras neste suporte, algo extremamente delicado por conta dos avanços tecnológicos e mudanças nas mídias, mas como pelo esforço continuo de difusão dos seus trabalhos.

Solange O. Farkas Fundadora da Associação Cultural Videobrasil e curadora- geral do 18º Festival. Foi diretora e curadora-chefe do Museu de Arte Moderna da Bahia de 2007 a 2010, e curadora convidada das bienais de Charjah (Emirados Árabes Unidos) e Cerveira (Portugal) em 2011.

Eduardo de Jesus (Belo Horizonte, Brasil, 1967) Curador e professor do programa de pós-graduação da Faculdade de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Foi cocurador de Densidade Local, Festival Transitio-MX, Cidade do México (2008). Integrou a comissão curadora da mostra Panoramas do Sul.

Fabio Cypriano (São Paulo, Brasil, 1966) é crítico de arte e repórter do jornal Folha de S Paulo, além de colaborador em diversas revistas especializadas. É professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desde 1995.