As obras que compõem a exposição Panoramas do Sul | Obras selecionadas e os Programas de Filmes | Obras selecionadas do 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil foram analisadas por um júri internacional de premiação. Onze prêmios foram concedidos, sendo um Grande Prêmio no valor de R$ 75.000, nove prêmios de residência em instituições parceiras do Programa de Residências Videobrasil e o prêmio especial SP-Arte/Videobrasil.

Solange Farkas, curadora-geral do Festival expõe as estratégias de premiação do 19º Festival. Os integrantes do júri — Hoor Al-Qasimi (EAU), N’Goné Fall (Senegal), Priscila Arantes (Brasil), Sofía Hernández Chong Cuy (México) e Till Fellrath (Alemanha) — compartilham suas opiniões sobre sua participação no Festival, sua conceptualização centrada no Sul geopolítico, os contextos percebidos nas obras examinadas e seus métodos de avaliação. Comentam, especialmente, a importância dos prêmios enquanto forma de reconhecimento e incentivo ao trabalho dos artistas contemplados.

O vídeo compila momentos da cerimônia de premiação e breves depoimentos dos artistas premiados: Aline X (que divide a autoria de Tocaia com Gustavo Jardim), Clara Ianni, Haroon Gunn-Salie, Hui Tao (contemplado com o Grande Prêmio), Karolina Bregula, Köken Ergun, Luciana Magno, Maya Watanabe, Paulo Nazareth, Pilar Mata Dupont, e Roy Dib.