Nesta edição do Acervo Comentado, a professora Esther Hamburger reflete sobre “Parabolic People” (1991), obra em vídeo de Sandra Kogut.

Com vídeo-cabines instaladas nas ruas de Moscou, Tóquio, Paris, Rio de Janeiro, Nova York e Dacar, no ano de 1990, Sandra Kogut captou mensagens de pessoas ao redor do mundo. “Parabolic people” se constitui a partir de uma miríade desses depoimentos. Apresentados de maneira fragmentária, eles se justapõem, atravessam e sobrepõem. Investigando uma tensão entre anonimato e identidade em uma realidade globalizante, o vídeo reflete sobre a relação entre indivíduo e câmera.

“Parabolic people” foi premiada no 9º Festival Videobrasil. Hoje, a obra integra o Acervo da Associação Cultural e pode ser vista na íntegra na videoteca mediante agendamento via arquivo@videobrasil.org.br.

Esther Hamburger é Professora Titular de História de Cinema e Audiovisual no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Atualmente vice-diretora do Museu de Arte Contemporânea da mesma universidade e membro da coordenação da Rede Unesco, Unitwin em Media Literacy e Intercultural Dialogue. Doutora em Antropologia pela Universidade de Chicago, seu trabalho se situa na intersecção da Antropologia com Estudos de Cinema e Audiovisual. É atualmente co-editora da Significação: Revista de Cultura Audiovisual.

*O Acervo Comentado convida curadores e pesquisadores a refletirem sobre as obras do Acervo Videobrasil. Com análises críticas inéditas, o projeto expande as informações sobre as obras à luz de questões contemporâneas e oferece novos ângulos para pesquisa, ativando a coleção da Associação Cultural Videobrasil e expandindo o conhecimento sobre artistas do Sul Global.


Tags