A mostra de tapes em concurso do 1º Festival Videobrasil selecionou 36 vídeos realizados nas bitolas VHS e U-Matic. A divisão do prêmio por categorias – documentário, ficção, musical e livre foi abandonada devido à defasagem de números entre cada uma das categorias. A premiação foi dividida entre as duas bitolas, em função das diferenças marcantes de linguagem e técnica apresentadas.

Os 36 vídeos selecionados representaram a produção de jovens diretores, videomakers e cineastas envolvidos com a exploração da nova poética videográfica e o possível diálogo com a televisão. Boa parte deles revela uma produção experimental, com grande recorrência do uso da linguagem documental, expondo assuntos como política, ativismo e cotidiano.

Artistas selecionados

Obras selecionadas

Prêmios e menções

Membros do Júri

Projeto de troféu

Statement do Júri

Por decisão do Juri Prévio do I Festival de Video Brasil não haverá divisão em categorias Documentário/Ficção/Musical/Livre devido à defasagem do número de inscritos em cada uma delas.

Criaram-se premiações separadas para U-Matic e VHS em função das diferenças marcantes em linguagem e técnica apresentadas nas duas bitolas.

Serão premiados 5 tapes U-Matic e 5 HVS, mais 3 prêmios especiais:   

- Melhor tape do I Festival de Video Brasil, incluindo as duas bitolas, receberá:
Color Video Camera Sharp QC-70
Videogame Odyssey/Philips
Video e TV Synthesis Stereo Sound Procession - modelo V 1 - Micrologic

- Comercialização - a MAC, Industria Nacnional de Fitas VT, estará oferecendo um prêmio especial ao trabalho que mais se prestar à distribuição pela rede de lojas Fotoptica e lojas especializadas em fitas pré-gravadas. A escolha do trabalho será feita pelo juri do I Festival de Video Brasil, e obedecerá aos critérios de qualidade de produção e acabamento compatíveis com o mercado comercial de distribuição. O produtor do trabalho escolhido reterá os direitos autorais sobre o mesmo em contrato a ser firmado com a MAC.

- Participação no Festival de Munique a ser realizado no 1o semestre de 1984.