Curadoria convidada |

Artistas

Obras

Texto de curadoria Kathy Rae Huffman, 1990

Contemporary Art Television Fund

O Contemporary Art Television Fund (ou Fundo CAT) foi criado em 1983, com uma doação especial do Council on the Arts and Humanities de Massachussetts. Esse prêmio para Desenvolvimento de Novos Trabalhos marcou o início de um projeto de produção televisiva inovador e experimental entre a WGBH, a estação de tevê pública de Boston, e o Institute of Contemporary Art, o centro de arte contemporânea mais importante da Nova Inglaterra. Entre as metas e objetivos iniciais da formação do Fundo CAT estavam os seguintes pontos: facilitar a produção e a distribuição de vídeos de artistas; criar um contexto televisivo para o trabalho de vídeo de artistas de todas as disciplinas, criar um modelo experimental de cooperação entre um museu de arte e um canal de televisão público (explorando ambas as organizações para permitir uma administração eficiente e um bom desempenho dos artistas); e estabelecer o curador/produtor como modelo para o desenvolvimento do diálogo entre os artistas e a televisão.

Desde sua concepção, o Fundo CAT foi estrategicamente estruturado para fortalecer sua alianças com o mundo da arte contemporânea através do ICA, e com o público de  radio difusão, por intermédio da WGBH.  Seus objetivos sempre foram e continuam sendo promover o nível mais elevado de exploração da televisão como um meio criativo; ampliar o público internacional de videoarte pela realização de eventos locais, nacionais e internacionais sobre radio difusão, distribuição de vídeo domésticos e exposições em galerias; e aumentar, substancialmente, a renda dos artistas através da divulgação de suas obras. A força do programa do Fundo Cat está na sua habilidade de identificar, apoiar e produzir obras novas e estimulantes de artistas que desafiam os valores estabelecidos pela televisão, num formato experimental. Sendo um programa do ICA desde 1989, sua missão formará o próprio cerne dos interesses primários do fundo CAT, servindo de base para suas demais atividades.

Até o momento, o Fundo CAT produziu ou co-produziu 17 videos. Além desse programa selecionado, também obras de Dara Birnbaum, Ken Feigold, Bill Viola, Bill Seaman e Burt Barr/James Benning receberam o apoio do CAT; a distribuição doméstica (VHS e videodisco) do “I Do Not Know What Is I Am Like”, de Bill Viola; um videodisco interativo, “The Watch Detail”, de Bill Seaman, “Relatives”, performance com vídeo de Constance Dejong e Tony Oursler; e “The expulsion of the Moors”, uma instalação teatral multi-midia de Raul Ruiz, co-produzida com o IVAM, Espanha e o Ministério da Cultura da França. Entre os novos trabalhos previstos estão um filme animado pelo coreógrafo Pooh Kaye e um videodisco informativo, “String Cycles”, de Peter D’Agostino.

Com os inúmeros parceiros e colaboradores dando continuamente suas contribuições, o Fundo CAT deverá prosseguir solidificando o seu papel de catalizador da criação de novas fontes de verba para performance em vídeo e instalações de vídeos interativos. Esses novos projetos estimulantes fortalecerão, no futuro, o apoio inovador do fundo dado a um número cada vez maior de artistas.

8th Fotoptica Internacional Video Festival. 09 a 15 de Novembro de 1990. p. 29.