Coordenação |

Ensaio Yoichiro Kawaguchi, 1990

Computação gráfica de alta definição

A tecnologia de alta definição surgiu como uma das novas ferramentas que continuam a irradiar os espectadores de imagens de computação gráfica com dinamismo e energia irresistíveis. Comparando-se apenas o tempo de legenda, na alta definição é possível obter seis vezes a qualidade viável como NTSC. Poder-se-ia dizer que o ponto de encontro entre computação gráfica e tecnologia de alta definição é caracterizado pela qualidade das novas imagens gráficas que podem ser agora conseguidas com a capacidade de scanning do NTSC 525. Quando se puder, fisicamente, sentir as gotas frescas do sumo saboroso, escorrendo dos espaços entre as linhas de scanning de uma tela de alta definição, sentiremos a densa substancialidade da respiração pela primeira vez na tela. Com sua habilidade de captar os detalhes de formas delicadas e seu poder de representar minuciosamente objetos físicos extremamente complexos, a computação gráfica de alta definição nos leva a expressar esse tipo de substancialidade.

A meu ver, ela é especialmente adequada para representar uma esfera viscosa de densidade, ou uma “Meta-Ball”. Com a tecnologia de alta definição será possível ver imagens que não seriam conseguidas com tecnologia comum, tal como o aparecimento e crescimento de um espaço cada vez mais denso sobre uma superfície curva. Com essas imagens, haverá a possibilidade de se buscar ideias interessantes, tanto em imagens paradas quanto em movimento. A facilidade de passagem sem barreiras do movimento para o estático e vice-versa possibilitará a renovação constante da inspiração pessoal.

A tela de alta definição, duplicando a capacidade de scanning da tecnologia atual, é uma espécie de “Messias” que levará a imagem de vídeo um passo a frente. Essas imagens se encaixam perfeitamente bem no tema de meu próprio trabalho, em que tento ilustrar a vida e o crescimento ou seja, o horizonte de imagens originais do espaço da vida.

As formas, cores e movimentos da flora e fauna do mundo natural me dão, continuamente, ideias para meu trabalho em computação gráfica. Com a criação da terra e acúmulo histórico de tempo, muitas formas e padrões de movimento encantadores, regras e princípios foram se formando. Até durante o mais primitivo período no processo de evolução as formas de vida, se vistas de um ponto de vistas arqueológico, oferecem material de modelagem muito interessante, sobretudo as mais antigas, ainda em padrões indiferenciados, em que a direção da evolução posterior mais complexa ainda não está definida.

Não apenas as formas primitivas, mas todas as formas de vida do mundo natural em evolução têm uma movimentação característica. Às vezes de maneira viva, humorística, outras voluptuosamente, depois carnalmente, cada tipo de rítmo ou onda captou do passado e trouxe para o futuro. A única forma de arte que pode, matematicamente, captar essas inúmeras regras da natureza é a computação gráfica. Sobretudo em obras que apresentam imagens tridimensionais de movimentação suave, a tecnologia da alta definição permitirá expressar até mesmo as vibrações mais sutis, inerentes ao movimento.

Assim, quando a arte da modelagem é acrescida de entendimento científico e intuição pessoal, misturada forçosamente com liberdade sem limites, uma nova vida invisível se fortalece e começa a respirar.

8th Fotoptica Internacional Video Festival. 09 a 15 de Novembro de 1990. p 86 a p. 87.