Curadoria convidada |

Artistas

Obras

Texto de curadoria Marcello Dantas, 1992

Vídeo passou. Fazer vídeo não é mais moderno. Vídeo perdeu o apelo de novidade e já foi plenamente incorporado como um dos elementos centrais do espectro das comunicações humanas no fim do século XX.

Talvez por isso, cada vez menos as vanguardas do conhecimento e da criação têm produzido vídeo como uma forma de arte e o interesse de jovens pela mídia se torna cada vez mais comercial do que cultural ou artístico. Mas, tudo bem, isso faz parte de uma seleção natural, que viria mais cedo ou mais tarde.

Contudo, para alguns, vídeo é mais que uma fronteira, vídeo é uma necessidade. É a única mídia que permite traduzir as idéias dessas pessoas. Para estes, vídeo é mais que um veículo, é a essência através da qual uma idéia se realiza.

Essa mostra reúne alguns trabalhos que, na minha opinião, fazem parte dessa categoria. Não é uma antologia mas, sim, um apanhado do que foi feito nos últimos anos e que não está sendo exibido em outras seções do festival.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL. "9º Festival Internacional Videobrasil": de 21 a 27 de setembro de 1992, São Paulo-SP, 1992.