A videoinstalação, cada vez mais reconhecida pelas instituições artísticas, utiliza-se da tecnologia da imagem eletrônica como base para elaborar uma arte contemporânea. As relações entre espectador e monitor mudam em uma videoinstalação, pois a imagem em duas dimensões sai do seu plano e se expande até o espaço exterior para levar o tempo e o movimento ao cenário. As 11 videoinstalações apresentadas, bastante diversas entre si, mostram as amplas possibilidades do que pode ser feito e são uma rara oportunidade de se conhecer o trabalho de artistas internacionalmente consagrados.

A videoinstalação Separeted at Birth, de Bruce Yonemoto, foi composta por dois canais de vídeo que trazem duas representações culturais marginais juntas. Uma representação histórica criada no Brasil, e outra que foi criada simultaneamente nos Estados Unidos.

Artistas

Obras

Depoimento Bruce Yonemoto, 1994

Separated at Birth

Separated at Birth é uma videoinstalação de 2 canais que traz duas representações culturais marginais juntas. Uma representação histórica foi criada no Brasil, enquanto a outra foi criada simultaneamente nos E.U.A. Os filmes foram produzidos inteiramente independentes um do outro e as imagens compartilham as memórias daqueles que tem ancestrais japoneses em comum. Devido às barreiras geográficas, linguísticas e políticas, essas histórias paralelas nunca compartilharam uma comunicação real. A instalação será a dramática reunião de duas histórias pessoais separadas ao nascer... nipo-brasileira e japonesa-americana.

A instalação consiste de dois monitores, os quais são alojados em duas caixas tubulares laqueadas (que vão envolver e obscurecer a tela de vídeo). Nos monitores há material de arquivo de filmes, transferindo para fitas de vídeo, de home movies produzidos por nipo-brasileiros e japoneses-americanos durante os anos 20 e 30. O público entra numa sala iluminada apenas pela luz dos monitores. Há somente uma posição a partir da qual se pode ver os dois monitores envoltos simultaneamente. Os espectadores estarão sentados a uma altura de aproximadamente noventa centímetros (o nível em que toda comunicação importante é conduzida no Japão, segundo o diretor de cinema Yasujiro Ozu). O interior das caixas laqueadas, iluminado por luz televisada, é da tradicional cor laranja-avermelhada, enquanto o exterior das caixas é preto... o preto tornando-se uma extensão simbólica da escuridão da sala.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VIDEOBRASIL. "10º Videobrasil: Festival Internacional de Arte Eletrônica": de 20 a 25 de novembro de 1994, São Paulo-SP, 1994.