Com o declínio do regime militar, nos anos 1980, a TV atua fortemente no imaginário de uma geração que quer tomar o meio para revelar outras visões. O vídeo se torna uma espécie de “contratelevisão”. O Foco 1: Contra-TV: Práticas Experimentais do Vídeo nos Anos 1980 aborda a nova visualidade que vídeo e videoarte trazem a uma geração de autores sedentos por práticas experimentais e por recriar a linguagem da TV.


foto por Denise Andrade

Invadir a programação
17.10, 20h — Sesc Pompeia / Teatro

Os criadores da produtora independente Olhar Eletrônico e o jornalista Goulart de Andrade discutem trabalhos importantes para a renovação da linguagem do vídeo nos anos 1980.

 

Fernando Meirelles (São Paulo, Brasil, 1955) Diretor de cinema e TV, dirigiu os filmes Cidade de Deus (2002) e Ensaio sobre a cegueira (2008).

Gabriel Priolli Netto (São Paulo, Brasil, 1953) Jornalista e diretor de televisão. Foi membro do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional.

Goulart de Andrade (Rio de Janeiro, Brasil, 1933) Jornalista, criou o polêmico Comando da madrugada, que estreou na Globo em 1978.

Marcelo Machado (Araraquara-SP, Brasil, 1958) Cineasta, foi diretor de programação da TV Gazeta e MTV. Dirigiu o documentário Tropicália (2012).

Marcelo Tas (Ituverava-SP, Brasil, 1953) Jornalista e diretor de TV. Criador do personagem Ernesto Varella, é âncora do programa CQC (Bandeirantes).

 

Links relacionados:

- relato crítico
- cobertura do evento
- álbum de fotos

Mediação |