• 
	Imagem feita por Dirceu Maués em residência na Holanda

    Imagem feita por Dirceu Maués em residência na Holanda

  • 
	Imagem feita por Dirceu Maués em residência na Holanda

    Imagem feita por Dirceu Maués em residência na Holanda

  • 
	Imagem feita por Dirceu Maués em residência na Holanda

    Imagem feita por Dirceu Maués em residência na Holanda

  • 
	Equipamento pinhole usado por Maués. O artista também costuma fabricar suas câmeras

    Equipamento pinhole usado por Maués. O artista também costuma fabricar suas câmeras

Residências em andamento

A+ a-
postado em 26/06/2012
Artistas premiados pelo Videobrasil realizam pesquisas ao redor do mundo

Como instituição dedicada ao estimulo à produção e difusão da arte contemporânea, o Videobrasil compreende que as experiências multiculturais possibilitadas pelo trânsito internacional de artistas e curadores é um procedimento fundamental para o aprofundamento do debate artístico. Nesse sentido, uma das iniciativas da instituição é a premiação no Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil, que concede bolsas de residência artística. Na 17ª edição do Festival foram concedidas oito residências, cuja agenda começou a ser cumprida em 2012.

Carla Zaccagnini foi a primeira entre os artistas premiados a realizar sua temporada de intercâmbio. Em fevereiro, ela viajou para Flic-en-Flac, nas Ilhas Maurício, onde permaneceu até abril em residência no pARTage, espaço criado por artistas locais em 2003. Premiada no Festival pela instalação BRAVO-RADIO-ATLAS-VIRUS-OPERA (2010), Carla aproveita a residência para concluir uma trilogia iniciada em 2003, e que já conta com dois dípticos em vídeo. A produção de um último díptico da série se alinhou com as premissas do programa de residência do pARTage, que procura ressaltar abordagens artísticas do ambiente local. A obra terá imagens do Oceano Índico nas costas das Ilhas Maurício e da Austrália.

Numa segunda fase do processo, foi a vez de Claudia Joskowicz, boliviana radicada nos EUA, e do brasileiro Dirceu Maués.

Pelo prêmio concedido pelo Festival, Joskowicz realiza de junho a agosto residência no Instituto Sacatar, localizado na ilha de Itaparica, em Salvador, BA. Nessa estada, a artista trabalhará em seu próximo projeto, o curta-metragem Los Rastreadores. “Meus trabalhos tratam de como a tecnologia media e redefine conceitos como verdade, história, memória e realidade”, explica a artista boliviana, que participou da 10ª Bienal de Charjah, 29ª Bienal de São Paulo e 10ª Bienal de Havana, entre outras mostras. A residência conta com apoio do Prince Claus Fund.

Já Maués esteve entre maio e junho em Haia, na Holanda, para cumprir sua residência na Vrije Academie. Sua pesquisa envolve o uso da técnica do pinhole, e com interesses que têm certa familiaridade com as questões que invoca Claudia Joskowicz. “Trabalho com imagens fotográficas que não são recortes instantâneos, mas sim dilatações do tempo”, diz ele. “Há nisso um desejo de explorar o aparelho, questionar a padronização do uso das coisas, subverter uma certa ordem imposta pelos próprios dispositivos.”

Gabriel Mascaro, premiado pelo trabalho As aventuras de Paulo Bruscky, esteve em março no festival Videoformes, em Clermont-Ferrand, França, que oferece a residência de que o artista participará meses adiante.

Detalhes sobre o desenvolvimento das próximas residências serão noticiados pelos canais Videobrasil em breve: além de Mascaro, Moran Shavitt, Natasha Mendonca, Liu Wei e Adriano Costa devem comprir suas estadas internacionais ao longo dos próximos meses.

Saiba mais sobre o programa de residências artísticas Videobrasil.