Bouchra Kahlili em mostra parisiense

A+ a-
postado em 14/07/2012
Galeria expõe videoinstalação em setembro

A Galerie Polaris, de Paris, anunciou para o período de 8.9 a 27.10 a exibição de uma grande instalação de Bouchra  Kahlili, artista marroquina que participou do 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil.

Speeches (Discursos) é uma vídeo-instalação constituída de cinco canais de vídeos, produzida em 2012. Bouchra Khalili criou o trabalho com a colaboração de cinco pessoas exiladas em Paris e arredores, pedindo-lhes para traduzir, memorizar, e recontar fragmentos de textos importantes do pensamento político e da cultura contemporânea e moderna escritos por Malcom X, El Abdelkrim Khattabi, Édouard Glissant, Aimé Césaire e Mahmoud Darwish.

Cada um dos textos é dito na língua-mãe do locutor, incluindo dialetos não-escritos, que vão desde o árabe marroquino ao dari do Afeganistão, passando pelo malinke do Mali, o kabyl da Argélia e wolof do Senegal. Cada alto-falante reproduz as seguintes palavras no ambiente familiar da pessoa: em casa ou no trabalho. Através desta tradução e sua natureza inerentemente oral, um processo de "crioulização" tenta criar um movimento de re-encarnação cultural, através das línguas daqueles para quem as palavras, a presença e os pensamentos permanecem majoritariamente invisíveís.

Visite o site da galeria.