• 
	Adriano Costa na Kiosko Galería, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia

    Adriano Costa na Kiosko Galería, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia

  • 
	Moran Shavit, Exploring (2010), vídeo, 5'7"

    Moran Shavit, Exploring (2010), vídeo, 5'7"

  • 
	Natasha Mendonca, Jan Villa (2010), vídeo, 21'16"

    Natasha Mendonca, Jan Villa (2010), vídeo, 21'16"

  • 
	Gabriel Mascaro, As aventuras de Paulo Bruscky (2010), vídeo, 19'58"

    Gabriel Mascaro, As aventuras de Paulo Bruscky (2010), vídeo, 19'58"

Rede Videobrasil de Residências conclui calendário

A+ a-
postado em 08/02/2013
Artistas em residência - Gabriel Mascaro, Natasha Mendonca, Moran Shavit e Adriano Costa (foto) - comentam suas pesquisas

Oferecidas pela premiação realizada no 17º Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil, as residências artísticas envolvendo artistas e instituição de Norte e Sul do planeta prosseguem desde o segundo semestre de 2012. Após as residências de Carla Zaccagnini, Dirceu Maués, Claudia Joskowicz, o processo de intercâmbio e produção tem continuidade com Adriano Costa, Natasha Mendonca, Moran Shavit e Gabriel Mascaro, que concluem o calendário de residências relativas àquela edição.

Convidada a cumprir de outubro a dezembro de 2012 uma temporada em São Paulo, dentro do programa de residência artística da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP, apoiadora da Rede), a israelense Moran Shavit observou que a experiência impôs uma dualidade em sua posição de outsider: no curto período disponível, não era possível se integrar com profundidade à cena local; por outro lado, essa era a condição ideal para observar o ambiente circundante de maneira distanciada. “Eu tinha como objetivo usar o período de residência para desenvolver um projeto. Enquanto trabalhava nele, percebi quão fascinada eu estava pelo assunto imigração/integração, e embora eu estivesse aqui focada numa comunidade específica, eu comecei a refletir sobre meu próprio background em relação ao tema”, afirma a artista. Vale lembrar que seu trabalho premiado no 17º Festival, Exploring, parte de questões íntimas para lançar um olhar poético sobre o trânsito (afetivo) global.

Já o brasileiro Gabriel Mascaro, cujo trabalho As aventuras de Paulo Bruscky foi contemplado pelo Festival de 2011, cumpre, de janeiro a março de 2013, residência na Videoformes, em Clermont-Ferrand, França (com apoio de Consulado Francês em São Paulo e Aliança Francesa). Ele explica que “a residência vem num momento muito oportuno para me ajudar a aprofundar a pesquisa iniciada no trabalho anterior Doméstica, em que entreguei câmera de vídeo a sete adolescentes na missão de registrar por uma semana a sua empregada doméstica. O trabalho a ser desenvolvido na residência se chama My free time e aprofunda a experiência deste descentramento das relações negociais da imagem.  Será uma investigação sobre o uso do tempo.  Em 2009 a gigante americana de tecnologia Amazon criou um poderoso dispositivo que possibilita que empresas postem questionários online. Os usuários podem escolher quando, quantos e como respondê-los, ajudando as empresas a mapearem comportamentos e desejos de consumo”. Uma espécie de subversão dessa plataforma será o foco do trabalho que desenvolverá, envolvendo especialmente a grande comunidade portuguesa de Clermont-Ferrand.

O também brasileiro Adriano Costa, cuja obra Tapetes, que ele descreve como pré-escultórica, lhe rendeu prêmio de residência na Galería Kiosko, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, realiza sua pesquisa ali até fevereiro, em prosseguimento a suas investigações sobre o estatuto ontológico e tipológico da arte. A residência conta com apoio de residencias_en_red, Centro Cultural da Espanha e Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). Clique aqui para conferir o evento em que Adriano apresentou suas pesquisa em uma mostra na Kiosko Galería.

A indiana Natasha Mendonca, premiada pelo Festival SESC_Videobrasil pelo filme  Jan Villa, cumprirá residência em São Paulo pela FAAP. Partindo de sua experiência pessoal de nomadismo, ela pretende criar experimentações nos gêneros documentário e ficção. Sobre o projeto em que trabalhará, ela adianta: “Sendo de Bombay, encontrei muitas similaridades com a paisagem urbana de São Paulo. Eu pretendo lidar mais com essa confusão espacial por meio de séries fotográficas de rua. Eu também me interesso por performance e rituais e espero colaborar com artistas locais para produzir uma série de diálogos em vídeo que aborde especificamente a ideia de ser um híbrido, por exemplo entre biologia e tecnologia, homem e mulher, escuridão e luminosidade etc., forçar interconectadas, embora opostas”.

Como organização dedicada a promover a produção e difusão da arte contemporânea, o Videobrasil acredita que as experiências multiculturais possibilitadas pelo trânsito internacional de artistas e curadores é crucial para aprofundar o  debate artístico. Dedicado principalmente à arte produzida no Sul geopolítico do planeta – América Latina, África, Oceania, Europa Oriental, Oriente Médio e Caribe –, o Videobrasil deve aumentar suas ações neste âmbito, em 2013, quando o Festival celebra seu 30 º aniversário. Detalhes sobre a edição e desenvolvimentos em nossos projetos internacionais serão divulgados em breve.

Além das instituições citadas, integram a Rede Videobrasil de Residências, Vrije Academie Werkplaats voor Beeldende Kunsten, Instituto Sacatar e pARTage – estes dois últimos graças a apoio do Prince Claus Fund. Delfina Foundation e Casa Tomada são os parceiros do prêmio de comissionamento, residência e pesquisa Videobrasil em Contexto. Para as residências a serem concedidas em 2013, foram firmadas parcerias com Ashkal Alwan, FAAP, Instituto Sacatar, Raw Material Company, Red Gate/The China Art Foundation e Wexner Center for the Arts.

Saiba mais sobre a Rede Videobrasil de Residências.