Gui Mohallem no EXA

A+ a-
postado em 28/02/2013
Artista aborda conflitos socio-políticos em espaço mineiro

Entre os dias 5 e 21 de março, o artista mineiro Gui Mohallem expõe trabalhos inéditos no EXA – Espaço Experimental de Arte. Mohallem é um dos artistas selecionados para a mostra Panoramas do Sul este ano, dentro do 18o Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. A exposição Tcharafna é resultado de uma residência de seis semanas no Líbano realizada pelo artista de maio a junho de 2012 e mescla fotografias e vídeos coletados durante a sua estadia. Sem compor uma única narrativa linear, Tcharafna aborda questões relativas a conflitos históricos e fortes traços de uma cultura local, mas trazendo uma visão de quem está próximo. Ao fotografar e filmar, Mohallem assume sua proximidade e laços afetivos com o espaço: Fakiha, região do nordeste libanês onde realizou sua residência artística, é o local de origem da família do artista.

A comunidade libanesa que atualmente vive no Brasil é maior que a população do Líbano – são quase 10 milhões de libaneses e descendentes em território brasileiro, contra cerca de 4 milhões residentes do país de origem. Intrigado com o sentimento de pertencer ao Líbano e ao mesmo tempo recusá-lo, seu objetivo era abordar essa relação ambígua com a pátria, bem como sentimentos ambivalentes de identificação e rejeição.

No dia 05 de março, às 19h, será realizada a abertura da exposição, que fica em cartaz até o dia 21 de março. A partir do dia 06, Tcharafna pode ser vista de quarta a sexta-feira, de 16h às 20h, e sábado, de 09h às 12h.

Gui Mohallem

Mineiro de Itajubá, Gui Mohallem é graduado em Cinema e Vídeo pela ECA/USP. Em 2008 fez sua primeira exposição individual, Ensaio Para a Loucura, em Nova York. De volta a São Paulo, participou do Paraty em Foco 2009 e 2011, e de exposições nas galerias Olido, Babel, Baró Cruz e Emma Thomas. Em 2011, fez duas exposições individuais em São Paulo, uma em Brasília e uma nos Estados Unidos. Em 2012, o artista lançou seu primeiro livro, Welcome Home, que traz imagens de sua experiência em santuário do sudeste dos EUA onde é realizado um ritual celta de celebração de fertilidade e da chegada da primavera.

Sua participação na residência Crossing Point, realizada pela Photo Festivals, organização sem fins lucrativos com sede em Londres, foi possível graças ao apoio do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, do Ministério da Cultura.

No dia 20.3 acontece um encontro com Gui Mohallem, comentando seu trabalho e a pesquisa que resultou em Tcharafna. Clique no webflyer acima para ter detalhes.



Serviço
Tcharafna | de Gui Mohallem: 5 a 21 de março de 2013
EXA - Espaço Experimental de Arte | Rua Tomé de Souza, 815, 2º andar, Savassi