• 
	obra de Paula Trope

    obra de Paula Trope

  • 
	obra de Cao Guimarães

    obra de Cao Guimarães

  • 
	obra de Paulo Nazareth

    obra de Paulo Nazareth

  • 
	obra de Emily Jacir

    obra de Emily Jacir

Caderno 8: uma noção ampliada de pertencimento

A+ a-
postado em 15/04/2013
Edição tem curadoria de Moacir dos Anjos, que debate com Regina Parra e Laymert Garcia dos Santos no evento de lançamento, dia 3 de maio

A oitava edição do Caderno SESC_Videobrasil foi editada por Moacir do Anjos (curador, entre outras mostras, da 29ª Bienal de São Paulo e do Panorama da Arte Brasileira, do Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 2007). O Caderno SESC_Videobrasil é uma revista anual, bilíngue, que busca refletir com profundidade sobre o panorama contemporâneo a partir de um recorte multidisciplinar e crítico, que envolve a colaboração de artistas e escritores.

O tema eleito por Moacir para a curadoria, Pertença, aborda a ideia de pertencimento dentro da complexa teia de relações e reflexões da atualidade. Os processos de transformação social e internacionalização surgem como fator problematizante de um dilema que envolve, por um lado, a diluição de fronteiras de identidade nacional e, por outro, a afirmação das especificidades culturais regionais.

A concepção do Caderno ecoa um projeto de uma exposição que o editor dividiu com o professor Laymert Garcia dos Santos (Unicamp, São Paulo). Além dele, são colaboradores da edição o escritor e artista norte-americano Jimmie Durham, o pesquisador suíço Christian Kasper, e os artistas brasileiros Cao Guimarães, Paula Trope, Regina Parra, Paulo Nazareth, o belga Francis Alÿs e a palestina Emily Jacir.

A pluralidade de vozes que têm espaço na publicação reflete a complexidade do tema proposto: para Moacir dos Anjos, a curadoria “propõe a  exploração de alguns dos  paradoxos  que  fazem  os  primeiros  anos  do século 21 parecerem ser de superação de disputas antigas e, em paralelo, também de  seu  acirramento. O  contexto amplo  dessa  indagação é o gradual esgarçamento, testemunhado e promovido ao longo  das  décadas  recentes,  dos  mecanismos  de  organização e de  representação político-espacial que vigoraram longamente na maior parte do mundo. Este Caderno pode ser tomado como conjunto de apontamentos para uma conversa inacabada”.

Cada edição do Caderno SESC_Videobrasil se estrutura como uma curadoria editorial, dando total liberdade para que cada editor-curador construa sua publicação com ensaios, entrevistas, textos e trabalhos originais de pesquisadores, críticos e artistas. O projeto já teve edições desenvolvidas por Lisette Lagnado, Rodrigo Moura, Fernando Oliva, Marcelo Rezende, José Augusto Ribeiro e Hélio Hara.


Caderno Sesc_Videobrasil 8: lançamento dia 03 de maio de 2013, sexta-feira, às 20h
Incluindo debate público com Moacir dos Anjos, Laymert Garcia dos Santos e Regina Parra

Livraria Martins Fontes | Av. Paulista, 509 | Fone: (11) 3293-8182 Próximo à estação Brigadeiro do mêtro
www.martinsfontespaulista.com.br

Caderno Sesc_Videobrasil 8: Pertença. Curadoria: Moacir dos Anjos. Autores convidados: Laymert Garcia dos Santos, Jimmie Durham, Christian Kasper, Cao Guimarães, Paula Trope, Regina Parra, Paulo Nazareth, Francis Alÿs e Emily Jacir. Edições Sesc-SP e Associação Cultural Videobrasil. 2013, 148 p. Português | Inglês. ISSN 1983-3881. Largura: 18 cm/Altura: 23 cm/Lombada: 1 cm