• Walter Silveira, Marcelo Machado, Tadeu Jungle, Tonico Melo, Fernando Meirelles. Artistas premiados no I Festival Videobrasil, 1983, MIS, São Paulo.

    Walter Silveira, Marcelo Machado, Tadeu Jungle, Tonico Melo, Fernando Meirelles. Artistas premiados no I Festival Videobrasil, 1983, MIS, São Paulo.

  • Troféu do I Festival, projetado pelo designer Kiko Farkas
    Troféu do I Festival, projetado pelo designer Kiko Farkas
  • Eduardo Abramovay na instalação Vídeo Fone, de Tadeu Jungle. I Festival Videobrasil, 1983, MIS, São Paulo.

    Eduardo Abramovay na instalação Vídeo Fone, de Tadeu Jungle. I Festival Videobrasil, 1983, MIS, São Paulo.

Videobrasil: desde 1983

A+ a-
postado em 07/08/2013
Trajetória histórica do Festival será destaque em sua 18º edição

Em 8 de agosto de 1983, iniciava-se a primeira edição do Festival – então chamado Festival de Vídeo Brasil – que já nascia marcado pelo engajamento e pela atenção às transformações sociais e artísticas do contexto em que se inseria. Em suas primeiras edições, realizadas em meio ao processo de redemocratização do país, os artistas revelavam novas visões do Brasil trazendo como uma das principais referências a obra de Glauber Rocha.

Assim como Rocha, que com o programa Abertura conseguia inserir na televisão sua verve experimental, os artistas daquele período desejavam uma televisão aberta para novos discursos. A estratégia, apesar de utópica, funcionou, e alguns realizadores construiriam e difundiriam novas possibilidades de experimentação na televisão.

Essa história estava apenas começando. Acompanhe nossa seção de notícias e curta nossa página no Facebook para conhecer os passos seguintes desse trajeto, além de novidades sobre o 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, que acontece de 6.11.2013 a 2.2.2014.