William Kentridge em mostra individual na Pinacoteca

A+ a-
postado em 29/08/2013
Fortuna é a primeira grande exposição monográfica sobre o artista sul-africano na América do Sul

A partir de 31.8, a Pinacoteca de São Paulo apresenta a mostra William Kentridge: fortuna, em parceria com o Instituto Moreira Salles e a Fundação Iberê Camargo. Esta é a primeira grande exposição monográfica sobre Kentridge na América do Sul, trazendo ao público brasileiro 38 desenhos, 35 filmes e animações, 184 gravuras, 31 esculturas e duas vídeo instalações produzidas pelo artista entre 1989 e 2012.

Sob curadoria de Lilian Tone, a individual destaca a variedade e o vigor da a obra do artista sul-africano, evidenciando seu processo de criação pouco convencional. A série de 10 curtas-metragens Drawings for Projection, considerada o alicerce da obra de Kentridge, será exibida pela primeira vez em sua totalidade, acompanhada de 23 desenhos produzidos durante a realização dos filmes. Neste trabalho, de acordo com o artista, foi utilizada a técnica de "cinema da idade da pedra", em que cada alteração feita sobre um único desenho, em carvão ou pastel, é filmada quadro a quadro. Desta forma, as sucessivas mudanças e redefinições não só se manifestam na percepção da obra como se incorporam à imagem. "O processo de Kentridge é transmitido como uma ilusão plausível, em que motivos recorrentes do artista – uma constelação de elementos iconográficos – são construídos, desconstruídos e remontados diante de nossos olhos. Observamos um gato passando por transfigurações múltiplas: transformando-se em uma máscara de gás, um megafone, assumindo a forma de uma bomba", escreve a curadora da mostra. Para construir sua obra, Kentridge utiliza elementos reais, referências atuais de lugares, situações e eventos. O mais forte desses elementos é a memória social da África do Sul e seu histórico do Apartheid, mais especificamente na cidade de Johannesburgo – onde Kentridge nasceu, vive e trabalha.

Após ter influenciado artistas na África do Sul por mais de dez anos, Kentridge ganhou reconhecimento internacional em meados dos anos 1990. Desde então, seu trabalho tem sido incluído em exposições e performances em museus, galerias e teatros em todo o mundo, como a mostra Documenta, em Kassel, na Alemanha (1997, 2003, 2012), a Bienal de Veneza (1993, 1999, 2005), exposições individuais no MoMA, de Nova York (1998, 2010), no Museu Albertina, em Viena (2010), no Jeu de Paume, em Paris (2011), no Louvre, em Paris (2010), no Metropolitan Museum of Art, em Nova York (2005), e performances no Metropolitan Opera, em Nova York (2010), e no La Scala, em Milão (2011).

 

Serviço:

William Kentridge: fortuna
de 31.8 a 10.11.2013
Curadoria: Lilian Tone
Pinacoteca do Estado de São Paulo | Praça da Luz, 2, São Paulo - SP