Contra-TV: Invadir a programação

A+ a-
postado em 17/10/2013
Encontro de hoje reúne Fernando Meirelles, Marcelo Tas, Marcelo Machado e Goulart de Andrade no Sesc Pompeia

No encontro de hoje (17.10), Invadir a programação, Fernando Meirelles, Marcelo Tas, Marcelo Machado e Goulart de Andrade discutem trabalhos importantes para a renovação da linguagem do vídeo nos anos 1980, principalmente à luz do espaço criado pelo Sesc_Videobrasil, primeiro festival regular dedicado ao vídeo. Segundo Fernando Meirelles, seu primeiro trabalho sério foi produzido especialmente para a edição inaugural do evento, em 1983: o documentário Garotos do Subúrbio. Para ele, foi por conta deste festival que grupos de jovens realizadores como Olhar Eletrônico, por meio do qual ele e Marcelo Tas invadiram a programação da TV brasileira apresentando ao público o personagem Ernesto Varela (entre outras realizações da produtora), assim como o grupo TVDO (com Tadeu Jungle, Walter Silveira, entre outros) começaram a existir.

No primeiro encontro, realizado em 16.10 sob o tema Tudo pode ser um programa de televisão, José Celso Martinez Corrêa, Tadeu Jungle, Walter Silveira e Pedro Vieira abordaram experiências como as do Teatro Oficina e da produtora TVDO, assim como o legado de Glauber Rocha, Oswald de Andrade e Chacrinha, oferecendo o mote para analisar a contribuição do vídeo para a materialização de ideias e questionamentos. Leia a cobertura do encontro, e acesse nossa página no Facebook para conferir imagens do evento.

Para saber mais sobre a programação do Foco 1 | Contra TV: Práticas experimentais
 do vídeo nos anos 1980, clique aqui.

 

Invadir a programação

Os criadores da produtora independente Olhar Eletrônico e o jornalista Goulart de Andrade discutem trabalhos importantes para a renovação da linguagem do vídeo nos anos 1980.

Com: Fernando Meirelles, Marcelo Tas, Marcelo Machado e Goulart de Andrade
Mediação: Gabriel Priolli Netto

17.10, 20h — Sesc Pompeia / Teatro
Rua Clélia, 93, Pompeia | São Paulo, SP | Tel. 11 3871 7700 | email@pompeia.sescsp.org.br
Entrada gratuita (retirada de senha com 1h de antecedência na bilheteria da unidade)

 

Sobre os participantes:

Fernando Meirelles (São Paulo, Brasil, 1955). Diretor de cinema e TV, dirigiu os filmes Cidade de Deus (2002) e Ensaio sobre a Cegueira (2008).

Goulart de Andrade (Rio de Janeiro, Brasil, 1933). Jornalista, criou o polêmico Comando da Madrugada, que estreou na Globo em 1978.

Marcelo Machado (Araraquara-SP, Brasil, 1958). Cineasta, foi diretor de programação da TV gazeta e MTV. Dirigiu o documentário Tropicália (2012). 

Marcelo Tas (Ituverava-SP, Brasil, 1953). Jornalista e diretor de TV. Criador do personagem Ernesto Varela, é âncora do programa CQC (Bandeirantes).