Leituras Sobrepostas

A+ a-
postado em 06/01/2014
Três curadores e uma artista criam propostas de ativação de Panoramas do Sul e 30 Anos

Em cartaz desde o dia 06 de novembro de 2013, data de abertura da 18ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, a mostra competitiva Panoramas do Sul e a exposição 30 Anos vão ganhar novas leituras e interpretações a partir de propostas de quatro convidados. A artista e performer Carolina Mendonça, a crítica e curadora Galciani Neves, o curador, historiador da arte e editor Júlio Martins e o arquiteto e urbanista Paulo Miyada participam de atividades do Foco 7 – Leituras Sobrepostas, dos Programas Públicos do 18º Festival. A partir da imersão nos conteúdos das exposições e propostas curatoriais do Festival, eles sugerem novos textos e interpretações, criando legendas destacáveis, livretos, performances e até um vídeo, como ações de ativação.

As atividades começam no dia 16 de janeiro, quando Galciani Neves apresenta Escrituras Sobrepostas. Um grupo formado por cerca de 10 artistas, entre eles, participantes da mostra Panoramas do Sul, foram convidados a reinterpretar as obras da mostra, criando novos textos que serão disponibilizados em blocos, destacáveis, dialogando com os trabalhos e suas legendas. No dia seguinte, 17 de janeiro, cinco brochuras no formato do Programa oficial do festival produzidas por Júlio Martins estarão dispostas em bancos do espaço expositivo. 4 livros à margem é uma proposta de ativação que aborda diferentes temas, relacionando-se com o universo do próprio convidado e com as obras e as propostas da curadoria. No dia 18 de janeiro, Carolina Mendonça apresenta a intervenção Público, que traz um grupo de performers que realizará cinco intervenções sutis no espaço expositivo, a partir de variações criadas pelo estudo do corpo do visitante na fruição da mostra Panoramas do Sul. Neste mesmo dia, Paulo Miyada apresenta Mixtape: Videobrasil, um vídeo ficcional realizado a partir da visitação de um casal às duas mostras, Panoramas e 30 Anos, seguido de debate com o público.


Serviço

FOCO 7 - LEITURAS SOBREPOSTAS | PROGRAMAS PÚBLICOS

Escrituras Sobrepostas, de Galciani Neves
16.1.2014, 20h — Sesc Pompeia / Galpão e Quadra 

Para realizar Escrituras Sobrepostas, Galciani Neves convidou um grupo de cerca de 10 artistas, entre eles, participantes da mostra Panoramas do Sul, interessados pelas práticas performativas e o uso do texto como ferramenta de trabalho. O grupo foi convidado a fazer parte de um processo de criação de textos que dialoguem com as obras da mostra e suas legendas técnicas. O resultado dessa produção será apresentada no espaço expositivo, onde novas legendas serão disponibilizadas como blocos de papel ao lado das legendas oficiais do 18º Festival, criando novas camadas de leitura/escritura, disponíveis ao público para serem destacados e colecionados. Os textos habitarão a exposição durante uma semana, adicionando outras possibilidades de percepções e leitura das obras.

Galciani Neves (Fortaleza, Brasil, 1978) Crítica e curadora. É doutoranda em comunicação e semiótica, e professora dos cursos de artes visuais, produção cultural e pós-graduação em fotografia da FAAP.


Público, de Carolina Mendonça

17.1.2014, 17h — Sesc Pompeia / Galpão e Quadra
18.1.2014, 10h — Sesc Pompeia / Galpão e Quadra 

Público é um ensaio que pretende deslocar a percepção do tempo e do espaço, através da perspectiva do público em relação à exposição Panoramas do Sul. O lócus da mostra será transformada através da sua ocupação por performers contratados. O grupo vai tentar coreografar os diferentes níveis e processos de “recepção”, uma ação complexa tendo em vista que ela é totalmente atrelada à individual capacidade da interpretação das obras pelo público. Os performers, em cinco diferentes momentos, interpretaram a cognição. As obras mantém-se com papel de emissoras, e a provocação ao público será feita através desses ativadores, que representam o momento em que o visitante e as obras passam por um intenso fluxo de significantes.

Carolina Mendonça (São Paulo, Brasil, 1984) Artista, opera entre os campos da performance, artes visuais, teatro e dança. Apresentou trabalhos na Mostra Sesc de Artes (2012) e na Quadrennial of Prague (2011).


4 livros à margem, de Júlio Martins

17.1.2014, 20h — Sesc Pompeia / Galpão e Quadra

4 livros a margem leva para a mostra Panoramas do Sul publicações confeccionadas por Júlio Martins. A proposta consiste em produzir cinco brochuras com temas diferentes, que serão disponibilizados nos bancos do espaço expositivo, esperando pela consulta do visitante/leitor. São eles: "Eu", que apresenta uma visão particular do artista e seu universo em relação com a mostra; "Fronteiras", que se apropria do trabalho Teoria das Bordas, da artistas Lais Myrrha - que aborda a ideia de territórios fronteiriços; "Inframinces", que traz um discurso metalinguístico da expografia a partir da relação das obras nos espaços do Sesc Pompeia; "Roteiros", que propõe através do conceito de “mapas” de visitação possibilidades de circulação na mostra; e "Apropriações", que agrupa materiais como verbetes e imagens, conectando os conteúdos presentes na exposição, suas obras e artistas.  Os livros serão brancos e pequenos, no mesmo formato do Programa oficial do 18º festival e estarão dispostos nos bancos distribuídos na Panoramas do Sul, sem nenhum tipo de sinalização, estrategicamente abandonados.

Júlio Martins (Brasília, Brasil, 1982) Curador, historiador da arte e editor. Foi curador-geral do Museu Inimá de Paula (Belo Horizonte) e curador viajante do Rumos Artes Visuais 2011-2013, Instituto Itaú Cultural (São Paulo).


Mixtape: Videobrasil, de Paulo Miyada

18.1.2014, 18h — Sesc Pompeia / Galpão e Quadra

Mixtape: Videobrasil provoca o público a novos olhares sobre a exposição através da realização de um vídeo, linguagem que está presente em toda a história da Associação Cultural Videobrasil e do Festival. Nele, Paulo Miyada cria uma obra ficcional, apresentando uma sequencia de imagens de um casal comum em sua primeira visita às exposições Panoramas do Sul e 30 anos. A narrativa e diálogos entre os personagens serão ativadores do debate que vai começar após a sessão do filme, numa proposta de reflexão crítica sobre a arte a partir da perspectiva das próprias exposições e da relação com o público, que se torna parte dessa atmosfera, interagindo e interpretando o ambiente criado para ativar tais deslocamentos.

Paulo Miyada (São Paulo, Brasil, 1985) Arquiteto e urbanista, desenvolve trabalhos práticos e teóricos sobre as representações audiovisuais das cidades. Realizou em 2008 o documentário tododia-feira (2008).


Sobre o 18º Festival

Esta 18ª edição celebra um momento importante na trajetória da mostra bienal. O Festival dedicado à produção do Sul geopolítico (América Latina, Caribe, África, Oriente Médio, Europa do Leste, Sul e Sudeste asiático e Oceania) completa três décadas de história e apresenta, na mostra competitiva Panoramas do Sul, obras de 94 artistas e a exposição 30 Anos, em formato de grande videoinstalação, com destaques de edições realizadas desde 1983. Durante o Festival, os Programas Públicos se organizam em oito focos, todos com convidados especiais, nacionais e internacionais, participando das atividades em formatos diversos.


18º FESTIVAL DE ARTE CONTEMPORÂNEA SESC_VIDEOBRASIL

6.11.2013 a 2.2.2014, exposições Panoramas do Sul e 30 Anos


AGENDA FOCO 7

16.1.2014, 20h — Escrituras sobrepostas, de Galciani Neves, Sesc Pompeia / Galpão e Quadra
17.1.2014, 17h  –  Público, de Carolina Mendonça, Sesc Pompeia / Galpão e Quadra
17.1.2014, 20h — 4 livros à margem, de Júlio Martins, Sesc Pompeia / Galpão e Quadra
18.1.2014, 10h — Público, de Carolina Mendonça, Sesc Pompeia / Galpão e Quadra
18.1.2014, 18h — Mixtape: Videobrasil de Paulo Miyada, Sesc Pompeia / Galpão e Quadra