São Carlos recebe a primeira exposição do projeto de Itinerâncias do 18º Festival

A+ a-
postado em 02/05/2014
Mostra no Sesc São Carlos apresenta as 10 obras premiadas na última edição do Festival, além de videoteca com mais de mil obras do Acervo Videobrasil. Uma performance e um vídeo serão realizados com moradores da cidade

Um travesti que cultua Orixás e um pastor evangélico se contrapõem enquanto habitam o mesmo corpo, em ruas do Centro de Salvador, Bahia. Em Mali, um vilarejo abandonado é ocupado por corpos flamejantes. Conversas em família reconstituem a formação do Estado de Israel. Três exemplos da diversidade de temas, personagens e culturas expressas no conjunto de dez obras premiadas pela mostra competitiva Panoramas do Sul do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. A partir desta terça-feira, dia 06 de maio, estes trabalhos começam a ser exibidos no Sesc São Carlos, que recebe a primeira edição do projeto de Itinerâncias do Festival. A visitação vai até  20 de julho.  

A exposição vai apresentar ao público local o registro da performance vencedora do Grande Prêmio do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, O Samba do Crioulo Doido, de Luiz de Abreu (Brasil), junto às nove obras em vídeo e videoinstalações vencedoras dos prêmios de residência artística. São elas: Funfun, de Ayrson Heráclito (Brasil); Tomo, de Bakary Diallo (Mali); My Father, de Basir Mahmood (Paquistão); We Are One, de LucFosther Diop (Camarões); Pipe Dreams, de Ali Cherri (Líbano); Sergio e Simone, de Virgínia de Medeiros (Brasil); The Sun Glows Over the Mountains, de Nurit Sharett (Israel); Journey to a Land Otherwise Known, de Laura Huertas Millan (Colômbia); e Doméstica, de Gabriel Mascaro (Brasil) – estas três últimas divididas em dois programas de vídeo (ver serviço), exibidas em uma sala especial.

Na abertura da exposição, às 19h, acontece uma conversa com o público, com a participação de Diego Matos, curador assistente da 18ª edição do Festival, ao lado de David Sperling, professor-doutor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP e pesquisador do Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas.

Repetindo a estratégia de sucesso de ativação das mostras do 18º Festival, as atividades dos Programas Públicos também serão realizadas durante a Itinerância em São Carlos. A diretora de artes cênicas e performer Carolina Mendonça e o curador, arquiteto e urbanista Paulo Miyada proporcionam uma imersão nos conteúdos da exposição e das propostas curatoriais do Festival, sugerindo novos textos e interpretações e gerando novos produtos - no caso, uma performance e um vídeo, com a participação de pessoas selecionadas entre moradores da cidade. Em comum, as propostas de Paulo e Carolina provocam encontros e reflexões sobre a relação do público com a mostra e com as obras, com participação de residentes de São Carlos - que para a performance de Carolina serão selecionados a partir de convocatórias públicas. Ambos participaram do Foco 7 – Leituras Sobrepostas dos Programas Públicos do 18º Festival, durante o mês de janeiro de 2014.

Para Paulo Miyada, o público, como um dos dispositivos dentro do espaço expositivo, é possível  de ser estudado e, desta forma, produzir sentido. Motivado por essa ideia, ele decidiu que a visita de duas pessoas à exposição fosse contaminada com o que está ao redor, de modo que o vídeo, meio ficção, meio documentário, levasse em conta os assuntos da atualidade nos diálogos dos personagens. Na Itinerância pelo Sesc São Carlos, os protagonistas do vídeo estão sendo selecionados por Miyada entre não-atores residentes na cidade. A exibição do curta-metragem em São Carlos, com bate-papo com o diretor e protagonistas, será no dia 04 de junho, às 20h, no Teatro do Sesc São Carlos (o resultado da primeira produção realizada por Miyada nos espaços expositivos do Sesc Pompeia, onde aconteceu a 18ª edição,  pode ser conferido no Canal VB)

É também da interação do público com as obras expostas que nasce a intervenção de Carolina Mendonça. Com a proposta de investigar as reações possíveis e particulares de cada espectador durante a visita à exposição, a diretora convocará atores, dançarinos e interessados em arte em geral para participar da performance Público. Em São Carlos, a performance vai ser apresentada no dia 05 de junho, das 17h às 19h45, seguida de debate com a diretora, às 20h. Para mais informações sobre a convocatória, clique aqui.

Além de participar das atividades de Programas Públicos e ver as obras expostas no 18º Festival, o público que visitar o Sesc São Carlos poderá ter acesso à Videoteca VB nos terminais instalados no espaço expositivo, com cerca de 1.300 obras do Acervo Videobrasil. No mesmo local, outros computadores disponibilizam acesso ao Canal VB, seção audiovisual do site do Videobrasil, onde são exibidos os programas da série Videobrasil na TV; registros de encontros de Programas Públicos; entrevistas e depoimentos de artistas, curadores e convidados; além de making of e registros das performances  que aconteceram nas dezoito edições do Festival.

A exposição Itinerância 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil fica em cartaz no Sesc São Carlos até o dia 20 de julho, seguindo para o Sesc Campinas, onde será exposta de 29 de julho a 05 de outubro.


SERVIÇO:

O que: Itinerância 18º Festival em São Carlos | Obras Premiadas
Abertura da exposição e debate com curadores e pesquisadores locais:
 06 de maio de 2014, 19h
Visitação:  até a 20 de julho de 2014 (terças a sextas, das 13h às 21h30, sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h).

O que: Programas Públicos da Itinerância 18º Festival em São Carlos
Mixtape: Videobrasil |curta-metragem de Paulo Miyada: 
04 de junho, 20h, Teatro
Público | performance de Carolina Mendonça: 05 de junho, 17h, espaço expositivo, debate: 20h, Teatro

O que: Programas de vídeo
Programa 01 | The Sun Glows Over the Mountains, de Nurit Sharett (53 min.),  e Journey to a Land Otherwise Known, de Laura Huertas Millán (22 min
.): De terça a sexta, às 13h, 15h40 e 18h20. Sábados, domingos e feriados, às 9h30, 12h10 e 14h50.
Programa 02 | Doméstica, de Gabriel Mascaro (75 min): De terça a sexta, às 14h20, 17h e 19h40. Sábados, domingos e feriados, às 10h50, 13h30 e 17h10.

Sesc São Carlos: Av. Com. Alfredo Maffei, 700, São Carlos/SP

(agendamento de grupos: agendamento@scarlos.sescsp.org.br)

Entrada gratuita