• Marca Registrada (1975), de Letícia Parente

    Marca Registrada (1975), de Letícia Parente

Palestra em Porto Alegre

A+ a-
postado em 22/05/2014
Solange Farkas apresentou o percurso da produção em vídeo no país e no universo das artes

Os antecedentes históricos do vídeo no Brasil, o contexto das primeiras produções utilizando este suporte, sua aproximação com a TV e com o cinema, até o momento de sua consolidação como linguagem no universo das artes. Solange Farkas, fundadora e curadora geral do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, testemunhou e protagonizou momentos fundamentais dessa história, sendo um deles a própria criação do Festival, em 1983.  Na palestra 30 anos de Videobrasil – A Trajetória do Vídeo no Contexto das Artes, realizada no dia 24 de maio (sábado) no Santander Cultural, em Porto Alegre, ela recuperou a trajetória de três décadas de experimentação e risco que caracterizam o Festival e sua relação com a produção contemporânea de vídeo no Brasil e no mundo. A palestra foi uma atividade paralela à mostra VB na TV - 30 anos de Videobrasil , em cartaz até o dia 07 de junho na Galeria Mamute.

Em sua fala, Solange Farkas remontou à década de 70, resgatando as primeiras obras em vídeo realizadas por artistas no Brasil. Neste momento, ela situou a importância da Bienal de São Paulo e de pioneiros como Walter Zanini na difusão da produção de vídeo de artistas internacionais no Brasil, assim como no estímulo à produção local. A partir daí começou a história do Festival, que surgiu em 1983. “Em suas primeiras edições do Festival, em pleno processo de abertura política no país, a produção de vídeo no Brasil tinha relação estreita com a linguagem documental e televisiva. Mas é também nesta mesma época que surgem as primeiras experimentações com os meios eletrônicos e com a videoarte”, explicou Solange. Já a década de 90 marca o momento da internacionalização do Festival e da projeção de artistas nacionais. Neste período, o vídeo se consolidou enquanto linguagem, mas continuou distante do circuito tradicional das artes (museus e galerias) e, especialmente, do mercado. As obras desta fase se caracterizam pela hibridização, com a aproximação entre o cinema e as artes visuais, bem como pelos indícios de uma era digital.

O século XXI marcou a consolidação do vídeo no universo das artes, contribuindo, de acordo com Solange Farkas, para firmar o “Festival como uma plataforma internacional de mapeamento e difusão da produção artística de países do Sul geopolítico, abrindo-se paulatinamente a todas as linguagens contemporâneas." As obras exibidas pelo Festival neste período apresentaram aproximações com outras linguagens - como a pintura, a fotografia, a performance -, tanto em seus aspectos formais, quanto conceituais. Solange Farkas dedicou um tempo de sua fala para apresentar ao público de Porto Alegre destaques da 18ª e última edição do Festival,  que comemorou os seus 30 anos. “Esta edição mostrou a potência da produção em vídeo dos artistas de países do Sul. Das 10 obras premiadas no Festival, nove são em vídeo”, ressaltou Solange, que após a palestra visitou a exposição na Galeria Mamute.

sobre a exposição VB na TV - 30 anos de Videobrasil

Em cartaz de 17 de maio a 07 de junho na Galeria Mamute, a exposição VB na TV - 30 anos de Videobrasil apresenta os sete programas da terceira temporada da série Videobrasil na TV, produzida especialmente para a última edição do Festival. A série foi dirigida por Marco Del Fiol e Jasmin Pinho e exibida exclusivamente pelo Sesc TV. Porto Alegre é a primeira cidade a receber esta exposição inédita do Videobrasil. Para mais informações sobre a exposição, acesse http://site.videobrasil.org.br/news/1780148.


SERVIÇO:

Palestra 30 anos de Videobrasil | A trajetória do vídeo no contexto das artes
com Solange Farkas (fundadora, diretora e curadora do Videobrasil)
Dia 24 de maio de 2014, às 14h30
Santander Cultural - Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro Histórico, Porto Alegre

Exposição VB na TV | 30 anos de Videobrasil
Visitação: Até 07 de junho. De terça a sexta, das 14h às 18h | sábado: das 15h às 18:30
Galeria Mamute - Rua Caldas Júnior, 375 - Centro Histórico, Porto Alegre