Vídeo e performance em São Carlos

A+ a-
postado em 29/05/2014
Vídeo de Paulo Miyada e performance de Carolina Mendonça compõem ações de ativação da exposição da Itinerância do 18º Festival. As atividades serão realizadas com residentes de São Carlos, seguidas de debate com o público

Paulo Miyada e Carolina Mendonça dão início às ações de ativação da exposição Itinerância 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil | Obras Premiadas, em São Carlos. Eles apresentam ao público um curta-metragem e uma performance, respectivamente, nos dias 4 e 5 de junho, no Sesc São Carlos, com a participação de moradores da cidade. Cada atividade será seguida de debate com o público.

O curador Paulo Miyada cria uma nova obra ficcional em vídeo que acompanha a visita de expectadores à mostra. Em Mixtape: Videobrasil, a narrativa e os diálogos entre os personagens geram uma reflexão crítica sobre a relação do público com a arte e as exposições e ativam o debate que ocorre após a exibição do filme.

A artista Carolina Mendonça realiza novamente a ação performática Público, convidando o público, selecionado entre moradores de São Carlos, a participar de uma coreografia, entre as artes visuais e a performance, construída a partir da observação dos corpos e da experiência no espaço expositivo.

Retomando projetos realizados no Festival em São Paulo, os dois convidados dos Programas Públicos propõem sobreposições dos gestos curatoriais através de leituras e intervenções no espaço expositivo reconfigurando as narrativas originais da mostra. Em novo espaço, os Programas Públicos seguem sobrepondo leituras e articulando vozes provenientes de outros campos do conhecimento em um movimento de reapropriação gestual e discursiva da exposição.

---

Mixtape: Videobrasil, de Paulo Miyada | 04/Junho
exibição:
20h | debate: 20h30 Sesc São Carlos

Mixtape: Videobrasil provoca o público a novos olhares sobre a exposição através da realização de um vídeo, linguagem que está presente em toda a história da Associação Cultural Videobrasil e do Festival. Nele, Paulo Miyada cria uma obra ficcional, apresentando uma sequência de imagens de um casal comum em sua primeira visita à exposição Panoramas do Sul. A narrativa e diálogos entre os personagens serão ativadores do debate que vai começar após a sessão do filme, numa proposta de reflexão crítica sobre a arte a partir da perspectiva das próprias exposições e da relação com o público, que se torna parte dessa atmosfera, interagindo e interpretando o ambiente criado para ativar tais deslocamentos.

Paulo Miyada (São Paulo, Brasil, 1985) Arquiteto e urbanista, desenvolve trabalhos práticos e teóricos sobre as representações audiovisuais das cidades. Realizou em 2008 o documentário tododia-feira (2008).


Público, de Carolina Mendonça | 05/Junho
Performance
: das 17h às 19h45 | debate: 20hs — Sesc São Carlos

Público é um ensaio que pretende deslocar a percepção do tempo e do espaço, através da perspectiva do público em relação à exposição Panoramas do Sul. O lócus da mostra será transformada através da sua ocupação por performers contratados. O grupo vai tentar coreografar os diferentes níveis e processos de “recepção”, uma ação complexa tendo em vista que ela é totalmente atrelada à individual capacidade da interpretação das obras pelo público. Os performers, em cinco diferentes momentos, interpretaram a cognição. As obras mantém-se com papel de emissoras, e a provocação ao público será feita através desses ativadores, que representam o momento em que o visitante e as obras passam por um intenso fluxo de significantes.

Carolina Mendonça (São Paulo, Brasil, 1984) Artista, opera entre os campos da performance, artes visuais, teatro e dança. Apresentou trabalhos na Mostra Sesc de Artes (2012) e na Quadrennial of Prague (2011).