Publicação reúne 57 artistas e delineia o amplo cenário da arte contemporânea do Sul global

A+ a-
postado em 24/11/2015
Lançamento do livro Panoramas do Sul | Obras selecionadas e projetos comissionados no dia 25 de novembro é marcado por performance

A exposições do 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil, Panoramas do Sul | Obras selecionadas e Panoramas do Sul | Projetos comissionados, delineiam o amplo cenário da arte contemporânea produzida no Sul global. Compostas por obras de 57 artistas deste território simbólico — com trajetórias, práticas e visões as mais diversas —, as mostras ganham uma plataforma impressa que possibilita uma reflexão aprofundada sobre os trabalhos e artistas que as integram, e ampliam seu alcance para além do espaço e período de realização da exposição.

O livro Panoramas do Sul | Obras selecionadas e projetos comissionados explora as questões trazidas pelas exposições homônimas do 19º Festival através de resenhas das obras,  assinadas individualmente pelos curadores convidados Bernardo José de Souza–Brasil, Bitu Cassundé–Brasil, João Laia–Portugal, Júlia Rebouças–Brasil. A publicação reúne ainda entrevistas com os artistas que foram selecionados para o Festival com projetos comissionados e breves biografias de todos os participantes. Imagens representativas das obras, croquis dos projetos e vistas gerais das exposições, em cartaz no Sesc Pompeia e no Galpão VB até 6 de dezembro, são reunidos no livro publicado pela parceria entre as Edições Sesc São Paulo e a Associação Cultural Videobrasil.

O lançamento da publicação acontece no dia 25 de novembro (quarta-feira), às 21h30, no Sesc Pompeia, e é pontuado pelo terceiro ato da performance de Rodolpho Parigi, uma das obras selecionadas pela comissão curadora do 19º Festival. Em Fancy em Pyetà_terceiro ato, Fancy Violence, insidioso alter ego do artista, desempenha o papel de Virgem Maria, tomando nos braços um Jesus Cristo negro. A peça escultórica usada na ação permanece em exposição.


Sobre a publicação
No livro Panoramas do Sul | Obras selecionadas e projetos comissionados, os curadores exploram os pontos de inflexão das obras selecionadas para o 19º Festival, organizadas em torno de quatro amplos eixos conceituais: “O primeiro tem como base o acirramento da ideia de crise. (...) Outro corpo de trabalhos vai investigar um ambiente pós-utópico. (...) Um terceiro conjunto reúne obras nas quais a imagem banal (...) revela camadas de sexualidade, violência e beleza. (...) Um quarto movimento anuncia possibilidades para um novo engajamento do sujeito no mundo.” No conjunto de obras apresentados, também é evidente o heterogêneo conjunto de mídias e suportes utilizados pelos artistas desta edição, confirmando a evolução do Festival, anteriormente voltado ao vídeo, para uma plataforma aberta a todas as formas de expressão artística, evidenciando a diversidade de estratégias formais dos artistas desta região. Simultaneamente, a demarcada presença do vídeo demonstra, conforme aponta Solange Farkas, curadora-geral do Festival e diretora do Videobrasil, “a vitalidade contínua da imagem em movimento no contexto do Sul global, refletindo, ao mesmo tempo, o percurso e a história do Festival”. 

O livro destaca ainda a iniciativa inédita do edital para comissionamento de projetos, que ampliou o espectro de ação do Festival e deu novo sentido à pesquisa curatorial, reafirmando sua vocação para reconhecer e apostar em proposições artísticas relevantes. Os quatro projetos escolhidos, de Carlos Monroy (Colômbia), Cristiano Lenhardt (Brasil), Keli-Safia Maksud (Quênia) e Ting-Ting Cheng (Taiwan) desdobram o repertório de questões do 19º Festival e foram desenvolvidos num processo de intensa troca entre os artistas e a comissão curadora. Com estratégias distintas, os trabalhos resultantes abordam as tensões existentes “entre a produção simbólica de diferentes regiões do mundo, a natureza das múltiplas identidades forjadas no contexto do Sul geopolítico e como a cultura produzida nessa ampla região é construída, ganha circulação e se legitima”. Em entrevistas concedidas aos curadores, os artistas discorrem sobre suas influências, formação, linhas de pesquisa e poéticas.

Como estratégia para ampliar a visibilidade das obras e projetos selecionados e o conhecimento sobre os processos dos artistas participantes, o Festival divulga ainda conteúdo exclusivo por meio da PLATAFORMA:VB (ferramenta online de pesquisa e que reúne depoimentos de artistas em conexão com obras, referências e conteúdos reunidos pelo Videobrasil) e dos documentários e entrevistas produzidos para o Canal VB.

No Brasil, a publicação pode ser adquirida em livrarias, na loja virtual e unidades do Sesc São Paulo e no Galpão VB, sede da Associação Cultural Videobrasil, que disponibiliza a coleção completa de livros, revistas e documentários produzidos pela parceria entre Videobrasil e Edições Sesc São Paulo, além de publicações das editoras Cobogó e Cosac Naify. Pedidos internacionais podem ser feitos via e-mail, saiba mais.


Panoramas do Sul | Obras selecionadas e projetos comissionados
Bernardo José de Souza, Bitu Cassundé, João Laia, Júlia Rebouças e Solange Farkas (org.)
Edições Sesc São Paulo e Associação Cultural Videobrasil
2015, 288p.
Português | Inglês
18 x 23 x 2 cm
ISBN: 978-85-69298-53-3