Laboratório de Curadoria

A+ a-
postado em 03/02/2016
O Galpão VB promove um laboratório que pensa a curadoria para além do espaço expositivo, com módulos ministrados por José Augusto Ribeiro, Galciani Neves e Benjamin Seroussi, sob a coordenação de Sabrina Moura

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Imagino curadoria como uma forma de pensar interconexões: ligar objetos, imagens, processos, pessoas, lugares, histórias e discursos no espaço físico, como um catalisador ativo...”, afirma a curadora Maria Lind.

Para além do espaço expositivo, o fazer do curador se expande hoje às mais diversas instâncias da cultura. Do trabalho de campo com artistas à edição de publicações, passando pela formação de coleções e a concepção de programas educacionais, os limites da prática curatorial se dilatam em formatos experimentais.

O laboratório Pensar além da exposição: programas públicos, projetos editoriais e práticas experimentais tem coordenação da curadora Sabrina Moura. Serão discutidos aspectos históricos do campo da curadoria, tomando como base estudos de caso e propondo oficinas para elaboração de projetos práticos baseados em cada um dos de três módulos que compõem o laboratório — programas públicos, orientado pelo curador José Augusto Ribeiro; projetos editoriais, ministrado pela curadora e professora Galciani Neves; e práticas experimentais, a cargo do curador e gestor cultural Benjamin Seroussi.

Os dispositivos de pesquisa do Videobrasil (Videoteca, PLATAFORMA:VB e Canal VB) estarão acessíveis aos alunos durante o curso.


PROGRAMA
Módulo 1 | Programas públicos — orientador: José Augusto Ribeiro
9, 16, 23 e 30 de março de 2016, das 20h às 22h30
O primeiro eixo do laboratório visa a investigar as relações entre programas públicos e o campo da arte. Quais as interações possíveis entre a obra e a esfera pública? Como trazer as questões da arte ao campo discursivo, sem incorrer em formatos redutores? Para mergulhar nessas questões, será investigada uma série de programas públicos, modelos tradicionais e/ou experimentais de programas educativos em museu e bienais. Ao final do módulo, o grupo deverá conceber e apresentar um encontro público no Galpão VB.

Módulo 2 | Projetos editoriais — orientadora: Galciani Neves
6, 13, 20 e 27 de abril de 2016, das 20h às 22h30
O segundo eixo do laboratório propõe cruzamentos entre iniciativas editoriais independentes e o campo da prática artística e curatorial. Aqui, será abordado um conjunto de projetos que privilegiam a multiplicidade, o fluxo e a circulação em série, tomando como ponto de partida propostas trazidas pelos participantes. Serão discutidos não somente conteúdos, mas também espaços de circulação e difusão das obras. O objetivo final é o desenvolvimento e a concretização de um projeto editorial (livro, revista ou qualquer formato impresso) concebido coletivamente pelos participantes.

Módulo 3 | Práticas experimentais — orientador: Benjamin  Seroussi
4, 11, 18 e 25 de maio de 2016, das 20h às 22h30
No terceiro eixo do laboratório, a noção de “experimentação” é tomada como argumento inicial para investigar práticas curatoriais que conectam o espaço expositivo aos espaços de criação do artista, e vice-versa. Entre programas de residências, exposições baseadas em processos, laboratórios de criação e demais espaços híbridos, serão discutidas outras formas de produção e exibição de arte. Ao final, o grupo deverá conceber e apresentar um projeto prático no Galpão VB.

SOBRE OS ORIENTADORES:
José Augusto Ribeiro é curador da Pinacoteca do Estado de São Paulo e doutorando em Teoria, História e Crítica de Arte na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Foi curador de artes visuais do Centro Cultural São Paulo (CCSP) de 2010 a 2012. Realizou a curadoria de diversas exposições, entre elas Uma coleção particular – Arte contemporânea no acervo da Pinacoteca, em 2015, e Um mundo a perder de vista – Guignard, em 2008, na Fundação Iberê Camargo. É autor do livro Erika Verzutti (Cobogó, 2013), editor do Caderno Sesc_Videobrasil 01: Performance, além de ensaios publicados em livros, catálogos de exposição e revistas.

Galciani Neves é curadora e professora. Mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenadora da Pós-Graduação em Práticas Artísticas Contemporâneas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), onde também leciona. Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará e coordenadora da Escola Entrópica do Instituto Tomie Ohtake, onde é Coordenadora de Pesquisa e Projetos em arte. Trabalhou e lecionou na Fundação Bienal de São Paulo (2010–2013) e foi professora na PUC-SP (2008 – 2012). Desenvolve projetos curatoriais, atividades relacionadas à crítica, e acompanhamento de artistas.

Benjamin Seroussi trabalha como curador, editor e gestor cultural. Dedica-se aos projetos de gestão coletiva Casa do Povo, no Bom Retiro, e Vila Itororó, na Bela Vista (ambos em São Paulo, Brasil). Integrou a equipe de curadores da 31ª Bienal de São Paulo (2014) e foi diretor de programação do Centro de Cultura Judaica (2009-2012). É mestre em sociologia pela École Normale Supérieure e École de Hautes Études en Sciences Sociales e mestre em Gestão Cultural pela Sciences-Po.

SOBRE A COORDENADORA:
Sabrina Moura é curadora, pesquisadora e doutoranda em História no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tem mestrado em Estética e História da Arte pela Universidade Paris VIII e em Direção de Projetos Culturais pela Universidade Paris III Sorbonne Nouvelle. Em 2014, organizou os workshops do 2º Fórum Mundial das Bienais, em São Paulo. Realizou a curadoria dos programas públicos do 18º Festival (2013) e do Seminário Lugares e sentidos na arte: debates a partir do Sul, do 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil (2015).


Laboratório de Curadoria – Pensar além da exposição: programas públicos, projetos editoriais e práticas experimentais
Às quartas-feiras, de 9 de março a 25 de maio, das 20h às 22h30
Galpão VB | Associação Cultural Videobrasil
Avenida Imperatriz Leopoldina 1150, São Paulo, Brasil

Coordenação: Sabrina Moura
Orientação: José Augusto Ribeiro (módulo 1), Galciani Neves (módulo 2), Benjamin Seroussi (módulo 3)
Carga horária: 30 horas (10 horas/módulo)
Número de vagas: 15*
Público-alvo: pesquisadores, curadores, educadores, artistas, produtores, estudantes e demais interessados
Valor de investimento e formas de pagamento: R$ 1.200,00 à vista (depósito/transferência bancária) ou R$1.280,00 (3x no cartão de crédito)
Inscrições e informações: agendamento@videobrasil.org.br ou pelo telefone 11 3645 0516

*o curso será realizado mediante preenchimento de número mínimo de vagas